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Apresentação
Apresentação
Ao longo da sua história a Psicologia Educacional investigou muitos temas que são necessários para entender os protagonistas que se cruzam na sala de aula e em contextos educativos: professores, alunos, conteúdos, estratégias de ensino. Este programa pretende abordar e refletir sobre alguns deles para que sejam estudados e aprofundados
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT666-8453
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
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1 - Psicologia, Educação e Desenvolvimento
. Desenvolvimento e património biológico
. Desenvolvimento e herança cultural
. Educação e Desenvolvimento
2 - Aprendizagens e Desenvolvimento
. Conceções sobre o desenvolvimento humano
. Aprendizagens e desenvolvimento
. Os grandes paradigmas teóricos de Aprendizagem
3 - Desenvolvimento pessoal e social
. A epigenética do desenvolvimento pessoal e social
. Construção pessoal e valores
. O desenvolvimento da consciência moral
. Educação e cidadania
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Objetivos
Objetivos
- Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados;
-Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular;
-Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados;
-Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas;
-Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A centralidade do professor há muito que está posta em causa, sobretudo ao nível do Ensino Superior.
O objetivo de todo o ensino é que o aluno aprenda. Por isso, a metodologia prevê uma forte atividade e
intervenção do aluno convidado a preparar, expor, discutir os temas tratados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alberoni, F. (2000 ). Valores. O bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. R. de Janeiro: Rocco.
Damásio, A (1995). O Erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano . Lisboa: Pub. Europa
América.
Erikson, E. (1976). Infância e Sociedade . R. de Janeiro: Zahar Ed .
Kohlberg, L. (1984). The Psychology of moral development . S. Francisco: Harper & Row.
Lourenço, O.M. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral . Coimbra: Liv. Almedina.
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro . S. Paulo: Cortez Ed.
Piaget,J. (1932). The Moral Judgement of the Child . London: Routledge.
Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma Epistemologia
da Curiosidade na Formeção Universitária. S. Paulo: Cortez Ed.
Vygotsky, L. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge:
Harvard Univ. Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não