filmeu

Disciplina Psicologia da Educação e do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longo da sua história a Psicologia Educacional investigou muitos temas que são necessários para entender os protagonistas que se cruzam na sala de aula e em contextos educativos: professores, alunos, conteúdos, estratégias de ensino. Este programa pretende abordar e refletir sobre alguns deles para que sejam estudados e aprofundados

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. 1 - Psicologia, Educação e Desenvolvimento

      . Desenvolvimento e património biológico

      . Desenvolvimento e herança cultural

      . Educação e Desenvolvimento

      2 - Aprendizagens e Desenvolvimento

       . Conceções sobre o desenvolvimento humano

      . Aprendizagens e desenvolvimento

      . Os grandes paradigmas teóricos de Aprendizagem

      3 - Desenvolvimento pessoal e social

      . A epigenética do desenvolvimento pessoal e social

      . Construção pessoal e valores

      . O desenvolvimento da consciência moral

      . Educação e cidadania

  • Objetivos

    Objetivos

    - Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados;

    -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular;

    -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados;

    -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas;

    -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu  trabalho

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A centralidade do professor há muito que está posta em causa, sobretudo ao nível do Ensino Superior.

    O objetivo de todo o ensino é que o aluno aprenda. Por isso, a metodologia prevê uma forte atividade e

    intervenção do aluno convidado a preparar, expor, discutir os temas tratados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alberoni, F. (2000 ). Valores. O bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. R. de Janeiro: Rocco.
    Damásio, A (1995). O Erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano . Lisboa: Pub. Europa
    América.
    Erikson, E. (1976). Infância e Sociedade . R. de Janeiro: Zahar Ed .
    Kohlberg, L. (1984). The Psychology of moral development . S. Francisco: Harper & Row.
    Lourenço, O.M. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral . Coimbra: Liv. Almedina.
    Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro . S. Paulo: Cortez Ed.
    Piaget,J. (1932). The Moral Judgement of the Child . London: Routledge.
    Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
    Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma Epistemologia
    da Curiosidade na Formeção Universitária. S. Paulo: Cortez Ed.
    Vygotsky, L. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge:
    Harvard Univ. Press.
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios