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Disciplina História da Arquitetura e das Artes II

  • Apresentação

    Apresentação

    A apreciação crítica das teorias arquitectónicas contemporâneas e o correspondente entendimento dos múltiplos significados espaciais, formais, construtivos e programáticos é o marco de referência essencial a par da compreensão acerca do processo de projectar.

    Essa apreciação incidirá sobre situações problematizadas que são presentemente colocadas em termos disciplinares bem como sobre as recentes redefinições dos actos próprios da profissão de arquitecto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os temas a serem desenvolvidos são:

    1. O significado da História e da Teoria da Arquitectura no contexto disciplinar da Arquitectura Contemporânea.

    2. A Evolução da Teoria da Arquitectura Contemporânea.

    3. O Vers Une Architecture de Le Corbusier.

    4. Complexity and Contradiction in Architecture de Robert Venturi.

    5. A Linguagem e os Significados em Arquitectura contemporânea: vidas e obras; percursos e projectos.

  • Objetivos

    Objetivos

    A apreciação crítica das teorias arquitectónicas contemporâneas e o correspondente entendimento dos múltiplos significados espaciais, formais, construtivos e programáticos é o marco de referência essencial a par da compreensão acerca do processo de projectar.

    Essa apreciação incidirá sobre situações problematizadas que são presentemente colocadas em termos disciplinares bem como sobre as recentes redefinições dos actos próprios da profissão de arquitecto.

     

    Competências instrumentais: em análise e síntese de dados; comunicação oral e escrita; gestão da informação.

    Competências pessoais: em trabalho de grupo; de raciocínio crítico; de compromisso ético.

    Competências sistémicas: aprendizagem autónoma; autocrítica e auto-avaliação; capacidades de investigação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina de História da Arquitetura e das Artes II apresenta aulas de índole teórica e de índole teórico-prática. As aulas teóricas decorrem de forma essencialmente expositiva procurando-se cumprir os enunciados previstos no programa. Nestas aulas utilizam-se os meios didácticos disponíveis na ULHT que se adequem à apresentação sequencial dinâmica e estruturada de imagens. As aulas teórico-práticas apresentam-se sob a forma de Grupos de Discussão sobre os Tópicos abordados nas aulas teóricas ou de acompanhamento para a elaboração da monografia. Os Grupos de Discussão têm por objectivo relacionar, de forma ponderada, os conteúdos disciplinares, a sistematização ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertinência dos temas abordados. A avaliação consiste na elaboração de um trabalho de síntese e de um trabalho de investigação, cada item com um peso de 50% no resultado final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Choay, F. (1996). La Règle et le Modèle. Sur la Théorie de L’Architecture et de Lúrbanisme.Paris : Éditions du Seuil. 2ª edição revista. Versão para língua portuguesa traduzida por Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora Perspectiva.

    • Conrads, U. (1970). Programmes and manifestoes on 20 th-century architecture. London : Lund Humphries.

    • Le Corbusier (1958). Vers Une Architecture. Paris: Éditions Vincent, Fréal & Cie. Ou

    tradução para Português por U. Rebouças. “Por uma Arquitetura”. São Paulo: Editora

    Perspectiva.

    • Lucan, J. (1987). Le Corbusier – une encyclopédie. Paris: Centre Georges Pompidou.

    • Valdivia, J. L. (2004). Constructores de la Ciudad Contemporánea. Aproximación Disciplinar a Través de los Textos. Madrid: Cie Inversiones Editoriales-Dossat.

    • Venturi, R. (1966). Complexity and Contradiction in Architecture. New York: Museum of Modern Art. Ou tradução para Françês por M. Schlumberger e J. V. Vénard. Paris: Dunod.

INSCRIÇÃO AVULSO
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