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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular apresenta conteúdos que se reportam-se ao conhecimento da arquitetura e das artes desde a segunda metade do séc. XIX, aos anos sessenta do séc. XX, incidindo em particular na evolução do alojamento e da arquitetura doméstica desde a crítica dos utopitas europeus à sociedade industrial e do movimento para a reforma das artes aplicadas, até a revisão da arquitetura moderna nas primeiras décadas pós-Segunda Guerra Mundial, centrando-se fundamentalmente nas ideias, teorias, escolas e movimentos estéticos com repercussão na prática da arquitetura. Enquadrados nas respectivas condições socioculturais, os conteúdos da unidade curricular desenvolvem tópicos abordados nas disciplinas Introdução à Teoria e História da Arquitectura II e História da Arquitetura e das Artes II, para domínios na articulação da arquitetura com as artes e o pensamento crítico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-10682
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Crítica à sociedade industrial
Movimento para a reforma das artes aplicadas, arts and crafts
John Ruskin, William Morris
Arte Nova: Macintosh, Henry van de Velde, Vitor Horta, Gaudi
II. O movimento da «casa portugesa»
Raul Lino e os valores do habitar
III. Início do processo moderno nos Estados Unidos
Escola de Chicago, Sullivan
F.L.Wright, espaço contínuo e expansão espacial.
IV. Pensamento crítico e vanguardas europeias
Adolf Loos
Haus Wittgenstein
Secessão Vienense
Ensino da Arquitetura e das artes: Gropius e a Bauhaus
De Stijl
V. Consolidação do processo moderno até à segunda Guerra Mundial
Funcionalismo e Racionalismo
Os primeiros CIAM
As obras de habitação dos mestres do movimento moderno: Gropius, Mies, Le Corbusier, Mies e Aalto.
VI. Questionamento e diversidade após a Segunda Guerra Mundial
Debate sobre Habitat e o alojamento.
Os CIAM do pós Guerra
Team X
VII. Mid Century Architecture
Case Study House- CSH Program 1945-1966
Fuller, Johnson e Khan
VIII. Regionalismo crítico
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Objetivos
Objetivos
O objectivo fundamental da UC conciste na operacionalidade do conhecimento da arquitetura e das artes no referido período a partir da evolução do alojamento e da arquitetura doméstica, enquanto suporte ao desevolvimento de competências pessoais (comunicação oral e escrita, elaboração de sínteses), instrumentais (acesso a fontes fiáveis, interpretação cítica), sociais (colaboração, compromisso ético) e sistémicas (autonomia, autocrítica).
Este objectivo fundamental integra quatro outros:
1- Instruir uma reflexão sobre o contexto histórico e respectivas condições que estão na génese das dinâmicas culturais, correntes artísticas e pensamento crítico, que enquadram a produção arquitectónica.
2- Desenvolver capacidades de recolha, sistematização e análise de informação e documentação;
3- Contribuir para o enriquecimento formativo de experimentação de métodos de investigação;
4- Contribuir para o enriquecimento formativo do aluno, enquanto base teórica de suporte à prática da arquitetura.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1 -Aulas teóricas:
- Sessões expositivas dos conteúdos programados, devidamente acompanhadas por material audiovisual;
- Esclarecimentos, sessões de debate, trabalho colaborativo.
2- Aulas teórico-práticas:
Casos de estudo (do final do período cronológico) - Estudo comparativo da arquitetura doméstica na Europa e na América, após a Segunda Guerra Mundial.
3 -Pesquisas de bibliografia, leitura e interpretação de textos;
4 -Análise e estudo de documentação gráfica relativa a obras de arquitetura;
5 -Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos práticos;
Actividades complementares:
- Participação em palestras e aulas abertas integradas nas atividades académicas do DAU- ECATI.
Critérios de avaliação (ver ¿Avaliação¿):
1. Trabalho individual (A) =40%.
2. Trabalho de grupo (B) =40%.
3. Assiduidade, auto-crítica, participação, colaboração, cooperação, esforço de convergência, espírito de equipa: (D) =20%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BANHAM, Reyner (1960). Teoria e Projecto na Primeira Era da Máquina. Editora Perspectiva, São Paulo, 2ª edição 1979.
BENÉVOLO, Leonardo - História de la Arquitectura Moderna, Editorial Gustavo Gili, S.A. Barcelona, 1974, 5ª edição ampliada 1982.
COLQUHOUN, Alan (2002). La Arquitectura Moderna. Una historia desapasionada. Barcelona: Gustavo Gili. Cota: AQ/393-BC
FRAMPTON, Kenneth (2000). História Crítica da Arquitectura Moderna. Martins Fontes, São Paulo. (Cota: AQ/106-BC)
FRANÇA, José-Augusto. História da Arte Ocidental, 1780-1980, Livros Horizonte, Lisboa, 1988.
KOSTOF, S. (2007). Historia de la Arquitectura (Vol. 3). Madrid Alianza Editorial, Madrid. (Cota: AQ/224.B-BC)
NORBERG-SCHULZ, C. (2004). Arquitectura Occidental. (5.ª tir., 1.ª ed.). Gustavo Gili, Barcelona. (Cota: AQ/53-BC)
SMITH, Elizabeth A.T. (ed.). Blueprints for Modern Living: History and Legacy of the Case Study Houses. The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, The Mit Press,Cambridge, Massachusetts, London, 1989.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Francisco Portugal e Gomes
Sexta-feira, da 9:00 às 10:00H
G.2.2
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Mobilidade
Mobilidade
Não