Disciplina História da Arquitetura e das Artes III

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular apresenta conteúdos que se reportam-se ao conhecimento da arquitetura e das artes desde a segunda metade do séc. XIX, aos anos sessenta do séc. XX, incidindo em particular na evolução do alojamento e da arquitetura doméstica desde a crítica dos utopitas europeus à sociedade industrial e do movimento para a reforma das artes aplicadas, até a revisão da arquitetura moderna nas primeiras décadas pós-Segunda Guerra Mundial, centrando-se fundamentalmente nas ideias, teorias, escolas e movimentos estéticos com repercussão na prática da arquitetura. Enquadrados nas respectivas condições socioculturais, os conteúdos da unidade curricular desenvolvem tópicos abordados nas disciplinas Introdução à Teoria e História da Arquitectura II e História da Arquitetura e das Artes II, para domínios na articulação da arquitetura com as artes e o pensamento crítico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Crítica à sociedade industrial

    Movimento para a reforma das artes aplicadas, arts and crafts

    John Ruskin, William Morris

    Arte Nova: Macintosh, Henry van de Velde, Vitor Horta, Gaudi

    II. O movimento da «casa portugesa»

    Raul Lino e os valores do habitar

    III.  Início do processo moderno nos Estados Unidos

    Escola de Chicago, Sullivan

    F.L.Wright, espaço contínuo e expansão espacial.

    IV. Pensamento crítico e vanguardas europeias

    Adolf Loos

    Haus Wittgenstein

    Secessão Vienense

    Ensino da Arquitetura e das artes: Gropius e a Bauhaus

    De Stijl

    V. Consolidação do processo moderno até à segunda Guerra Mundial

    Funcionalismo e Racionalismo

    Os primeiros CIAM

    As obras de habitação dos mestres do movimento moderno: Gropius, Mies, Le Corbusier, Mies e Aalto.

    VI. Questionamento e diversidade após a Segunda Guerra Mundial

    Debate sobre Habitat e o alojamento.

    Os CIAM do pós Guerra

    Team X

    VII. Mid Century Architecture

    Case Study House- CSH Program 1945-1966

    Fuller, Johnson e Khan

    VIII. Regionalismo crítico

  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo fundamental da UC conciste na operacionalidade do conhecimento da arquitetura e das artes no referido período a partir da evolução do alojamento e da arquitetura doméstica, enquanto suporte ao desevolvimento de competências pessoais (comunicação oral e escrita, elaboração de sínteses), instrumentais (acesso a fontes fiáveis, interpretação cítica), sociais (colaboração, compromisso ético) e sistémicas (autonomia, autocrítica).

    Este objectivo fundamental integra quatro outros:

    1- Instruir uma reflexão sobre o contexto histórico e respectivas condições que estão na génese das dinâmicas culturais, correntes artísticas e pensamento crítico, que enquadram a produção arquitectónica.

    2- Desenvolver capacidades de recolha, sistematização e análise de informação e documentação;

    3- Contribuir para o enriquecimento formativo de experimentação de métodos de investigação;

    4- Contribuir para o enriquecimento formativo do aluno, enquanto base teórica de suporte à prática da arquitetura.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    1 -Aulas teóricas:

    - Sessões expositivas dos conteúdos programados, devidamente acompanhadas por material audiovisual;

    - Esclarecimentos, sessões de debate, trabalho colaborativo.

    2- Aulas teórico-práticas:

    Casos de estudo (do final do período cronológico) - Estudo comparativo da arquitetura doméstica na Europa e na América, após a Segunda Guerra Mundial.

    3 -Pesquisas de bibliografia, leitura e interpretação de textos;

    4 -Análise e estudo de documentação gráfica relativa a obras de arquitetura;

    5 -Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos práticos;

    Actividades complementares:

    - Participação em palestras e aulas abertas integradas nas atividades académicas do DAU- ECATI.

     

    Critérios de avaliação (ver ¿Avaliação¿):

    1. Trabalho individual (A) =40%.

    2. Trabalho de grupo (B) =40%.

    3. Assiduidade, auto-crítica, participação, colaboração, cooperação, esforço de convergência, espírito de equipa: (D) =20%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BANHAM, Reyner (1960). Teoria e Projecto na Primeira Era da Máquina. Editora Perspectiva, São Paulo, 2ª edição 1979.

    BENÉVOLO, Leonardo - História de la Arquitectura Moderna, Editorial Gustavo Gili, S.A. Barcelona, 1974, 5ª edição ampliada 1982.

    COLQUHOUN, Alan (2002). La Arquitectura Moderna. Una historia desapasionada. Barcelona: Gustavo Gili. Cota: AQ/393-BC

    FRAMPTON, Kenneth (2000). História Crítica da Arquitectura Moderna. Martins Fontes, São Paulo. (Cota: AQ/106-BC)

    FRANÇA, José-Augusto. História da Arte Ocidental, 1780-1980, Livros Horizonte, Lisboa, 1988.

    KOSTOF, S. (2007). Historia de la Arquitectura (Vol. 3). Madrid Alianza Editorial, Madrid. (Cota: AQ/224.B-BC)

    NORBERG-SCHULZ, C. (2004). Arquitectura Occidental. (5.ª tir., 1.ª ed.). Gustavo Gili, Barcelona. (Cota: AQ/53-BC)

    SMITH, Elizabeth A.T. (ed.). Blueprints for Modern Living: History and Legacy of the Case Study Houses. The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, The Mit Press,Cambridge, Massachusetts, London, 1989.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Francisco Portugal e Gomes 

     Sexta-feira, da 9:00 às 10:00H

    G.2.2

     

     

     

     

     

     

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