Disciplina Introdução à Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução à Cultura Visual constitui-se como uma propedêutica ao entendimento do regime de leitura das imagens, e do mundo como apartato da visão, nas sociedades contemporâneas, tanto a partir do modelo da literacia, como da hermenêutica, da semiótica e da fenomenologia da percepção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. I - Cultura Visual: contextos
      1. O que é a Cultura Visual? ¿ noções culturalistas e noções visualistas
      2. Visão, visualidade e visibilidade: por uma literacia
      3. A centralidade do olhar na experiência da modernidade no Ocidente
      4. O estatuto pós-moderno das imagens: o simulacro, o pastiche e o virtual
      5. Metodologias em análise visual ¿ a interdisciplinaridade: o olhar treinado e a composição; a análise de conteúdo e o levantamento; a semiologia e a descodificação; a psicanálise e a
    2. II - Cultura Visual: conceitos
      1. O ocular, o óptico, o escópico: oculofilia e oculofobia
      2. Distracção e hiperatenção: a cultura urbana e o blasé de Georg Simmel
      3. Aura, distância e exposição: a proposta de Walter Benjamin
      4. O panóptico e a supervigilância: espaço e visão ao serviço do poder, segundo Michel Foucault
      5. As tecnologias do olhar: a fotografia, o cinema, o monograma e a última imagem de Siegfried Kracauer.
  • Objetivos

    Objetivos

    ¿ Reconhecimento da centralidade da visão, do olhar e das imagens, no contexto da cultura
    ocidental, com maior enfoque na experiência da modernidade e da contemporaneidade.
    ¿ Posicionamento no debate sobre a visualidade enquanto construção cultural.
    ¿ Comprovação do contexto interdisciplinar da Cultura Visual; aplicação dos respectivos
    conceitos na contextualização sócio-cultural das imagens; reconhecimento das principais
    abordagens teóricas à constituição do olhar e das imagens enquanto produções humanas;
    análise de momentos históricos, objectos e artefactos (arquitectónicos) nos quais ver, olhar e
    mostrar são experiências constituintes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias:
    Exposição teórica e discussão temática.

    Leitura e interpretação de textos e imagens.

    Análise visual.

    Avaliação:
    Teste (60%) ¿ obrigatório, a realizar na penúltima aula.
    Apresentação oral (30%) ¿ obrigatória de trabalho de grupo (2-3 elementos) sobre análise dos objectos constantes do programa, ou outros propostos pelos alunos com a aprovação do professor. Tempo de apresentação: 10-15 minutos para cada grupo/ (em data a definir). Entrega de relatório escrito da apresentação [1 000 a 1 500 palavras] na penúltima sessão.
    Assiduidade e participação (10%).
    A admissão a Avaliação Contínua carece de 50% de presenças.
    Esta Unidade Curricular admite acesso incondicional a Exame de Época Normal [1ª Época]
    O acesso às Épocas de Recurso [2ª Época] e Época Especial implicam registo de prestação em Avaliação Contínua [elaboração de trabalho, presença em teste ou 50% de presenças].
    Estas consições não se aplicam a Trabalhadores-Estudantes.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ¿ ARNEIM, Rudolf O poder do centro : um estudo da composição nas artes visuais / Rudolf
      Arnheim ; trad. Maria Elisa Costa, Lisboa : Edições 70, 1990
      ART/333-Bc
      ¿ BAUDRILLARD, Jean (1991) Simulacros e Simulação; Lisboa: Relógio d¿Água
      Cota: CO/88-BC.
      ¿ BENJAMIN, Walter (1992) Sobre arte, técnica, linguagem e política; Lisboa: Relógio d¿Água
      Cota: CO/205-BC
      ¿ ELKINS, James (2003) Visual Studies: a skeptical introduction; New York, London: Routledge
      Cota: AV/534-BC
      ¿ EVANS, Jessica, HALL, Stuart, ed. lit. (1999) Visual culture : the reader; London: Sage
      Publications Cota: AVF/97-BC
      ¿ GIL, Isabel Capeloa (2011) Literacia Visual: estudos sobre a inquietude das imagens; Lisboa:
      Edições 70
      Cota: AV/795-BC.
      ¿ MIRZOEFF, Nicholas, ed. lit. (2002) The visual culture reader; London, New York: Routledge
      Cota: AV/488-BC.
    •  

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    João Borges da Cunha

    Terças-feiras, 16:00

    Espaço Professor

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios