-
Apresentação
Apresentação
Introdução à Cultura Visual constitui-se como uma propedêutica ao entendimento do regime de leitura das imagens, e do mundo como apartato da visão, nas sociedades contemporâneas, tanto a partir do modelo da literacia, como da hermenêutica, da semiótica e da fenomenologia da percepção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-12617
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- I - Cultura Visual: contextos
1. O que é a Cultura Visual? ¿ noções culturalistas e noções visualistas
2. Visão, visualidade e visibilidade: por uma literacia
3. A centralidade do olhar na experiência da modernidade no Ocidente
4. O estatuto pós-moderno das imagens: o simulacro, o pastiche e o virtual
5. Metodologias em análise visual ¿ a interdisciplinaridade: o olhar treinado e a composição; a análise de conteúdo e o levantamento; a semiologia e a descodificação; a psicanálise e a - II - Cultura Visual: conceitos
1. O ocular, o óptico, o escópico: oculofilia e oculofobia
2. Distracção e hiperatenção: a cultura urbana e o blasé de Georg Simmel
3. Aura, distância e exposição: a proposta de Walter Benjamin
4. O panóptico e a supervigilância: espaço e visão ao serviço do poder, segundo Michel Foucault
5. As tecnologias do olhar: a fotografia, o cinema, o monograma e a última imagem de Siegfried Kracauer.
- I - Cultura Visual: contextos
-
Objetivos
Objetivos
¿ Reconhecimento da centralidade da visão, do olhar e das imagens, no contexto da cultura
ocidental, com maior enfoque na experiência da modernidade e da contemporaneidade.
¿ Posicionamento no debate sobre a visualidade enquanto construção cultural.
¿ Comprovação do contexto interdisciplinar da Cultura Visual; aplicação dos respectivos
conceitos na contextualização sócio-cultural das imagens; reconhecimento das principais
abordagens teóricas à constituição do olhar e das imagens enquanto produções humanas;
análise de momentos históricos, objectos e artefactos (arquitectónicos) nos quais ver, olhar e
mostrar são experiências constituintes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias:
Exposição teórica e discussão temática.Leitura e interpretação de textos e imagens.
Análise visual.
Avaliação:
Teste (60%) ¿ obrigatório, a realizar na penúltima aula.
Apresentação oral (30%) ¿ obrigatória de trabalho de grupo (2-3 elementos) sobre análise dos objectos constantes do programa, ou outros propostos pelos alunos com a aprovação do professor. Tempo de apresentação: 10-15 minutos para cada grupo/ (em data a definir). Entrega de relatório escrito da apresentação [1 000 a 1 500 palavras] na penúltima sessão.
Assiduidade e participação (10%).
A admissão a Avaliação Contínua carece de 50% de presenças.
Esta Unidade Curricular admite acesso incondicional a Exame de Época Normal [1ª Época]
O acesso às Épocas de Recurso [2ª Época] e Época Especial implicam registo de prestação em Avaliação Contínua [elaboração de trabalho, presença em teste ou 50% de presenças].
Estas consições não se aplicam a Trabalhadores-Estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ¿ ARNEIM, Rudolf O poder do centro : um estudo da composição nas artes visuais / Rudolf
Arnheim ; trad. Maria Elisa Costa, Lisboa : Edições 70, 1990
ART/333-Bc
¿ BAUDRILLARD, Jean (1991) Simulacros e Simulação; Lisboa: Relógio d¿Água
Cota: CO/88-BC.
¿ BENJAMIN, Walter (1992) Sobre arte, técnica, linguagem e política; Lisboa: Relógio d¿Água
Cota: CO/205-BC
¿ ELKINS, James (2003) Visual Studies: a skeptical introduction; New York, London: Routledge
Cota: AV/534-BC
¿ EVANS, Jessica, HALL, Stuart, ed. lit. (1999) Visual culture : the reader; London: Sage
Publications Cota: AVF/97-BC
¿ GIL, Isabel Capeloa (2011) Literacia Visual: estudos sobre a inquietude das imagens; Lisboa:
Edições 70
Cota: AV/795-BC.
¿ MIRZOEFF, Nicholas, ed. lit. (2002) The visual culture reader; London, New York: Routledge
Cota: AV/488-BC.
- ¿ ARNEIM, Rudolf O poder do centro : um estudo da composição nas artes visuais / Rudolf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
João Borges da Cunha
Terças-feiras, 16:00
Espaço Professor
-
Mobilidade
Mobilidade
Não