filmeu

Disciplina Introdução à Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    A Introdução à Cultura Visual constitui-se como uma propedêutica ao entendimento do regime de leitura das imagens, e do mundo como apartato da visão, nas sociedades contemporâneas, tanto a partir do modelo da literacia, como da hermenêutica, da semiótica e da fenomenologia da percepção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • I - Cultura Visual: contextos
    • 1. O que é a Cultura Visual? noções culturalistas e noções visualistas
    • 2. Visão, visualidade e visibilidade: por uma literacia
    • 3. A centralidade do olhar na experiência da modernidade no Ocidente
    • 4. O estatuto pós-moderno das imagens: o simulacro, o pastiche e o virtual
    • 5. Metodologias em análise visual/ a interdisciplinaridade: o olhar treinado e a composição; a análise de conteúdo e o levantamento; a semiologia e a descodificação; psicanálise e interpretação.
    • II - Cultura Visual: conceitos
    • 1. O ocular, o óptico, o escópico: oculofilia e oculofobia.
    • 2. Distracção e hiperatenção: a cultura urbana e o blasé de Georg Simmel
    • 3. Aura, distância e exposição: a proposta de Walter Benjamin
    • 4. O panóptico e a supervigilância: espaço e visão ao serviço do poder, segundo Michel Foucault
    • 5. As tecnologias do olhar: a fotografia, o cinema, o monograma e a última imagem de Siegfried Kracauer.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Reconhecimento da centralidade da visão, do olhar e das imagens, no contexto da cultura ocidental, com maior enfoque na experiência da modernidade e da contemporaneidade.  
    • Posicionamento no debate sobre a visualidade enquanto construção cultural.
    • Comprovação do contexto interdisciplinar da Cultura Visual; aplicação dos respectivos conceitos na contextualização sócio-cultural das imagens; reconhecimento das principais abordagens teóricas à constituição do olhar e das imagens enquanto produções humanas; análise de momentos históricos, objectos e artefactos (arquitectónicos) nos quais ver, olhar e mostrar são experiências constituintes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Construção de momentos colaborativos em que o papéis Professor/ Estudante são revertidos, de forma a experimentar a novidade de abraçar um desempenho inesperado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ARNEIM, Rudolf O poder do centro : um estudo da composição nas artes visuais / Rudolf Arnheim ; trad. Maria Elisa Costa, Lisboa : Edições 70, 1990 ART/333-Bc
    • BAUDRILLARD, Jean (1991) Simulacros e Simulação; Lisboa: Relógio d¿Água Cota: CO/88-BC.
    • BENJAMIN, Walter (1992) Sobre arte, técnica, linguagem e política; Lisboa: Relógio d¿Água Cota: CO/205-BC
    • ELKINS, James (2003) Visual Studies: a skeptical introduction; New York, London: Routledge Cota: AV/534-BC
    • EVANS, Jessica, HALL, Stuart, ed. lit. (1999) Visual culture : the reader; London: Sage Publications Cota: AVF/97-BC
    • GIL, Isabel Capeloa (2011) Literacia Visual: estudos sobre a inquietude das imagens; Lisboa: Edições 70 Cota: AV/795-BC.
    • MIRZOEFF, Nicholas, ed. lit. (2002) The visual culture reader; London, New York: Routledge Cota: AV/488-BC.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios