filmeu

Disciplina Elementos de Arquitetura II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular centra-se na consolidação dos processos criativos ligados ao entendimento do espaço arquitetónico nas vertestes fisicas e sensoriais, ao mesmo tempo que promove a atuação nos domínios da representação. A consolidação dos conceitos arquitetónicos realiza-se atraves de metodologias programadas em função dos objetivos a alacançar em cada proposta de exercício a desenvolver.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Programa funcional em arquitetura - Habitacional
      1. Contexto natural
    2. Programa funcional em arquitetura - Equipamento
      1. Contexto Urbano
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante deverá adquirir as competências de caracterização sistematizada de espaço arquitetónico, aplicando essa apldidão ao processos conceptual desenvolvido em programas de articulação de espaço atendendo às questões de luz e sombra; relação entre espaço interior, espaço intermédiao e espaço esterior; materialidade e programa funcional; intervenção em contexto natural ou urbano.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios devidamente acompanhadas por material audiovisual. Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela investigação e experimentação pessoal. Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados dos exercícios. Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e exercícios desenvolvidos. Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao estado de pandemia mundial) Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bibliografia Obrigatória

    TÁVORA, FERNANDO - Da Organização do Espaço. Porto, FAUP Publicações, 1996.
    ZUNTHOR, Peter - Atmosferas. Barcelona, Editorial G.G., 2006.
    ZUNTHOR, Peter - Pensar a arquitectura. Barcelona, Editorial G.G., 2005.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios