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Disciplina Antropologia do Espaço II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa reunir conhecimentos científicos e técnicas etnográficas que permitam a identificação e a análise das representações contemporâneas do Espaço. Os conteúdos programáticos foram selecionados de forma a recobrir as mutações, os contextos e as dinâmicas que compõem o Espaço como campo: de macroprocessos, como a globalização e a aceleração generalizada, a microligações, como o heterotópico e o particular, passando por questões prementes como as alterações climáticas. Promove-se a análise e a reflexão sobre os processos locais e translocais que marcam a contemporaneidade, a par dos seminais impulsos que ativamente contribuíram para a construção, real e simbólica, do espaço.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologias: O trabalho de campo nas Ciências Sociais

    1.1. A investigação no terreno: questões epistemológicas do método etnosociológico.

    1.2. Para uma antropologia do objeto e das redes: génese do objeto técnico e evolução da realidade técnica.

     

    2. Conceitos: A Cidade e a sua Regeneração

    2.1. Dos lugares aos não-lugares: elementos da sobremodernidade

    2.2. Processos inclusivos e exclusivos: gentrificação e heterotopias.

    2.3. O espaço dos movimentos sociais: o direito à habitação.

    2.4. Novos modelos de habitar.

     

  • Objetivos

    Objetivos

     

    Objetivos gerais de Aprendizagem:

    Relacionar conhecimentos teóricos: analisar, categorizar e comparar a matéria em estudo.

    Conhecer as especificidades de uma investigação ancorada aos fundamentos e metodologias da antropologia.

    Compreender o modo de existência do espaço urbano e o funcionamento das redes que o constituem.

    Estimular a reflexão crítica sobre a contemporaneidade.

     

    Resultados esperados (indicadores):

    Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias.

    Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras.

    Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos.

    Discutir criticamente a contemporaneidade, correlacionando os conhecimentos adquiridos.

    Aplicar saberes e ferramentas antropológicas em projetos de investigação transdisciplinares.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Articulação de particiações cruzadas no âmbito da transferência do papéis Professor-Aluno, Aluno-Professor.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Augé, M. (2007 [1992]). Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa: 90º.

    AE/334 ¿ BC

    Burgess, R. (1997 [1984]. A pesquisa de terreno. Oeiras: Celta.

    S/250 ¿ BC

    Jacobs, J. (2011 [1961]). Morte e Vida de Grandes Cidades. S. Paulo: Martins Fontes. UR/142 ¿ BC

    Poirier, J. Et. Al 1999. Histórias de Vida. Oeiras: Celta. S/252-BC

    Rivière, C.  (1995). Introdução à Antropologia. Lisboa: Edições 70. AE/48-BC

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