filmeu

Disciplina Sistemas Construtivos IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se com esta UC, que o aluno venha a apreender: os elementos que compõem um projeto, a anatomia de uma construção e as suas ligações, na sequência da aprendizagem do semestre anterior;

     

    Conhecer os processos de construção contemporâneos, correntes e os vernáculos; colocação corrente em obra e que materiais usar nas suas diversos elementos, conforme os objetivos pretendidos. Trinómio: eficiência, beleza e durabilidade,  promovendo a compreensão das consequências das opções construtivas na conceção arquitetónica.

     

    Tipos de estruturas de edifícios nas várias alvenarias e materiais. A importância da representação nos detalhes construtivos e a sua coerência com o objeto Arquitetonico; a Expressividade e comunicação do Projeto de execução

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Os Materiais aparentes na construção: Tijolo; Pedra; Betão; Madeira; Rebocos e outros e a sua significância na compreensão concetual de um objeto arquitetónico.
    • Aproximação á obra: Calendarização e compreensão das diversas fases da obra;
    • A Humidade, o Sol, a Temperatura e os fenómenos físicos e químicos a considerar;
    • Isolamentos na construção e a sua aplicação em sistemas de paredes e coberturas;
    • Paredes de estrutura leve no exterior e no interior. Paredes ventiladas com Isolamentos pelo exterior e ETICs. Dimensionamentos das paredes em espessura.
    • Fachadas Independentes e fachadas ventiladas de vidro e outros materiais. Peles em edifícios.
    • Aprofundamento das técnicas de coberturas planas- coberturas Verdes extensivas e intensivas.
    • Tipo de materiais e de seções mais adequados a aplicar em acabamentos e nos diversos pormenores de obra.
    • Pormenorização de materiais para interiores e exteriores; secções e acabamentos; escalas e dimensões dos diversos pormenores
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos ficarão com conhecimentos suficientes dos diversos materiais para começarem a conduzir os seus estudos e concepções projetuais e terem uma noção do que devem utilizar onde se utilizam e
    como se utilizam e a perceber o que é a arquitetura.

     

    Conhecerão a conjugação da legislação básica com a criatividade e que a arquitetura não é apenas o desenho e a forma, mas um conjunto de disciplinas, de meios e também de regras para se cumprir um programa com êxito.

     

    A vantagem do esboceto e das fases intermédias antes do projeto final e a representação dos detalhes construtivos e a sua coerência com o objeto Arquitetonico, assim como a importancia da expressividade e comunicação do Projeto de execução

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se incrementar um processo de ensino acente no aprender-fazendo recorrendo a uma prática Computacional 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Hoadley, R. Bruce (2000). Understanding Wood. A Craftman's Guide to Wood Technology. Taunton. Newtown. Cota: AQ 232- BC7
    • Mascarenhas, Jorge. Sistemas de construção, - Livros Horizonte. Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC
    • Ford, E. R. (2003). The details of modern architecture Vol. 1 e 2, MIT press.
    • Vários, Tectonica Nº 1 a 40, ATC Ediciones S.L., Madrid
    • Weston, R. (2003). Materials, form and architecture . Yale University Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios