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Disciplina Sistemas Construtivos VI

  • Apresentação

    Apresentação

    • Aprendizagem de conceitos básicos de sustentabilidade
    • Sensibilização para uma abordagem sustentável ao projecto de arquitectura;.
    • reconhecimento e classificação das aptologias e das suas resoluções
    • Abordagens tecnicas possiveis na Reabilitação de edificios
    • Identificação de ferramentas e tecnologias para um projecto de reabilitação sustentável
    • Aplicação dos princípios aprendidos a um edifício

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Avaliar e saber prever e introduzir num Projecto de Arquitectura as qualidades necessárias para que um Projecto e as opções nele tomadas possam ser incluídas nos conceitos duráveis e haver um bom e sustentável desempenho

    Saber distinguir os materiais entre si e optar dentro dos padrões de economia, durabilidade e fácil conservação e substituição (eco-eficiente ou baixo impacte)

    Ter a noção de poupança de energia com a aplicação dos princípios energéticos derivados de concepções passivas previstas no RCCTE e aplicáveis à Arquitectura, como a iluminação natural bem dimensionada, os ganhos directos de Inverno, a aplicação correcta das necessidades de aquecimento e de arrefecimento e um isolamento da envolvente adequado aos princípios sustentáveis.

    Detectar patologias, de carácter energético, lumínico e acústico e qualidade do ar Materiais saudáveis e sustentáveis e certificados

    Up-grade energético e sustentável de um edificio antigo com vista á poupança energetica e maior durabilidade

  • Objetivos

    Objetivos

    A importância da regeneração urbana e da reabilitação de edifícios do ponto de vista ambiental, económico e social.

    A Carta de Veneza e de Cracóvia. Recuperação de arquitectura erudita e vernácula.

    Patologias construtivas e edifícios doentes. Manutenção e reabilitação sustentável

    Análise de ciclo de vida de materiais. Reaproveitamento e reciclagem de materiais.

    Energia incorporada e materiais ecológicos.

    Cadernos de encargos ecológicos mapa de acabamentos ecológicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se incrementar um processo de ensino acente no aprender-fazendo recorrendo a uma prática Computacional

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bibliografia obrigatória

    APPLETON, J. (2000). Reabilitação de edifícios antigos. Colecção Orion

    COIAS, V. (2010). Reabilitação estrutural de edifícios, Argumentum

    APPLETON, J. G. (2009). Biografia de um Pombalino ¿ Um caso de reabilitação na Baixa de Lisboa, Edições Orion

     

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