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Disciplina Introdução à Teoria e História da Arquitetura II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular propõe um aprofudamento das questões teóricas relacionadas com o pensamento do objecto arquitectónico, incorrendo a partir daí, numa diferenciação entre a teoria como premissa constante e a história como fenómeno transitório.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os temas a serem desenvolvidos reportam-se ao entendimento, sob o ponto de vista da forma, função, construção, programa e esquemas teóricos de edifícios emblemáticos que serviram e servem como referência para a construção de um reportório arquitectónico que cada arquitecto deve possuir.

    Para o efeito far-se-à uma referência ao contexto, ao programa e à envolvente, em suma ao binómio lugar-obra, bem como às catacterísticas físicas ¿ geometria, massa, estrutura, superfície e materiais ¿ bem como às dimensões espaciais, de escala, luz e movimento e ainda a questões relacionadas com aspectos construtivos, isto num trabalho de combinatória a que o objecto arquitectónico está sujeito. Também serão referidas as pré-existencias, bem como a relação com o tipo de envolvente: urbana, rústica, paisagística, etc.

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Introdução à Teoria e História da Arquitectura II tem-se como um aprofundamento disciplinar dos fundamentos no campo da arquitectura, enquanto acção e pensamento. Nesse sentido, procura-se dar continuidade ao ministrado na unidade curricular de Teoria e História da Arquitectura I. Primeiro, pretende-se que os alunos se familiarizem com as múltiplas realizações arquitetónicas e se familiarizem com obras icónicas que se revelaram fundamentais para a história da arquitectura. Segundo, que contribua para a formação de um reportório de obras que, pela sua exemplaridade, se constitua num acervo de soluções de projeto e obra que, ao longo dos tempos, estruturaram a disciplina. Tereciro, que o estudante adquira uma linguagem teórica e um posicionamento histórico conscientes, e experimentados, que lhe permitam uma atitude pragmática e de cultura perante o fenómeno arquitetónico.

    Competências instrumentais: em análise e síntese de dados; comunicação oral e escrita;   

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Articulação de particiações cruzadas no âmbito da transferência do papéis Professor- Aluno, Aluno- 
    Professor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • SIMITICH, Andrea e Val Warke (2014) The Language of Architecture ¿ 26 principles Every Architect Should Know, Beverly, MA: Rockport Publishers.
    • SOLÁ-MORALES, Ignasi de et alii (200) Introducción a la arquitectura ¿ Conceptos fundamentales, Barcelona: Ediciones UPC.
    • UNWIN, Simon (2015) Twenty-Five Buildings Every Architect Should Understand, London: Routledge.

     

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