filmeu

Disciplina Arquitetura IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretender-se dar continuidade à reflexão critica acerca da área urbana em estudo no 1º semestre debatendo as suas qualidades, complexidades e características especificas que potenciam esse território particular.

    Nesse sentido propõem-se que o Projeto levado a cabo possa servir de ¿campo¿ experimental das temáticas particulares que cada aluno desenvolverá nas suas dissertações, testando as suas ideias (mesmo que embrionárias), fortalecendo-as.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Arquitectura IV irá na continuidade de Arquitetura III debruçar-se sobre um programa de projeto proposto pelo aluno. As escalas e materializações e a sua concretização deverão evidenciar o dominio pleno e maduro doe diferentes dimensões da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto.  Nesse sentido os alunos são confrontados com uma reentrepretação do trabalho anteriormente desenvolvido de modo a, conjuntamente como o corpo docente definirem uma escala de abordagem na dimensão projetual. Poderão desenvolver a dimensão projetual das suas dissertações.

  • Objetivos

    Objetivos

    Arquitetura IV terá como objetivo :

    A) Trabalhar, em modo de continuação o projeto de arquitetura (com ou sem escala urbana) em volta do território em análise dando maior enfoque no tratamento e desenho do espaço publico. Este trabalho pode conformar o projeto de dissertação de mestrado.

    B) Enquadrar e apoiar o desenvolvimento de uma dimensão projetual e arquitectónica da investigação conducente à efectuação da dissertação de mestrado desenvolvida pelo aluno, e em estrita colaboração com o(s) seu(s) orientador(es).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Implementar um processo de "aprende-fazendo", promovendo uma interação com agentes externos ao meio académico, prorcionando um contacto mais estreito com aquele que o futuro arquiteto irá experiênciar no futuro 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agbert, D. D.:(1980)The Beaux Arts Tradition in French Architecture, Princeton University Press 1980

    Alberti L. B. (2011). Da Arte Edificatória. Tradução de A. E. Santo. Notas de introdução de Mário Krüger. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    Choay, F (2007). A Regra e o Modelo Sobre a teoria da arquitectura e do urbanismo. Casal de Cambra: Caleidoscópio.

    Mitchell, William. (1990). The logic of architecture : design computation and cognition / William J. Mitchell. MIT press ISBN: 9780262132381pp. | 7 in x 10 inApril 1990

    Schon, D. (1987). Educating the Reflective Practitioner. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios