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Apresentação
Apresentação
Acentuar a importância do papel da História nos resultados da actualidade. Sublinhar a importãncia das relações de ordem cultural entre países e continentes, com especial ênfase para a matriz greco-ronama da cultura ocidental, mas sem esquecer outras influências norte-africanas mais próximas no tempo e na história da Península Ibérica. Referir a importância do Iluminismo e dos resultados da Revolução Francesa. Sublinhar ainda as correntes mais interncionais da arquitectura moderna, mas procurando mostrar a forma como elas foram apropriadas e reintepretadas em Portugal.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-7088
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve revisão sobre as características da arquitectura portuguesa do românico ao barroco. A importação do neoclássico inglês no Porto e do francês em Lisboa. As apropriações portuguesas do neoclássico e o romantismo. As arquitecturas do ferro e ecléctica, a arte nova e o art decô. As intersecções dos
diversos estilos. O fenómeno da «Casa Portuguesa» de Raul Lino.2. A arquitectura do Estado Novo no contexto das suas congéneres dos regimes totalitaristas europeus. O modernismo e o estilo internacional em Portugal. Os diferentes autores portugueses da actualidade. Como intervir contemporaneamente no «antigo».
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Objetivos
Objetivos
Compreender a arquitectura portuguesa no contexto das influências eruditas que recebe do estrangeiro e a forma como os arquitectos portugueses as reinterpretam e adaptam. Familiarizar os alunos com as tipologias mais recentes, as correntes formais contemporâneas e ainda a maneira como essas formas eruditas de autor influenciaram a arquitectura comum de autor desconhecido.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão constituídas principalmente por três vertentes complementares. Por um lado, serão efectuadas sessões expositivas pelo docente das temáticas da unidade curricular, devidamente acompanhadas por material audiovisual. Por outro lado, serão realizadas leituras de textos fundamentais com os discentes das temáticas teóricas em estudo, de forma a promover o debate crítico colectivo. Finalmente, o desenvolvimento dos trabalhos dos discentes será acompanhado ao longo do semestre, através de discussão e orientação com o docente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA. VV., Architectures a Porto, Opus Incertum, Bruxelas, Pierre Mardaga Editeur
AA. VV. Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Um Património a Conhecer e Salvaguardar, Lisboa, IPPAR, 2004
FERNANDES, J. M. Arquitectura Modernista em Portugal 1890-1940 , Lisboa, Gradiva
FERNANDES, J. M. Arquitectura Portuguesa - uma síntese, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2006
FERNANDES, J. M., Português Suave - Arquitecturas do Estado Novo, Português Suave, Lisboa, IPPAR, 2003
FRANÇA, J. A. A Arte em Portugal no Século XX, Lisboa, Livraria Bertrand, 1974
FRANÇA, J. A. O Modernismo na Arte Portuguesa, Lisboa, Instituto de Cultura Portuguesa, 1979
PEREIRA, P. Arte Portuguesa - História Fundamental, Maia, Círculo dos Leitores, 2011
ROSETA, H. (coord.). IAPXX - Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal , Lisboa, Ordem dos Arquitectos, 2003.
TOSTÕES, A. Os verdes anos na arquitectura portuguesa dos anos cinquenta . Porto, FAUP, 1997.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não