filmeu

Disciplina Métodos de Investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva I

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução ao contexto de I&D no CE.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ética na investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 2. Etapas do processo de investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 2.1. Seleção de uma área temática e questões de investigação 2.2. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura 2.2. Definição de objetivos e hipóteses 3. Amostragem 3.1. População-alvo 3.2. Representatividade 4. Medição de construtos neuropsicológicos: variáveis, conceitos e medidas 5. Seleção das medidas de avaliação: infância e adolescência, adulto e envelhecimento. 6. Projeto de Investigação. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer conhecimentos sobre os passos para a elaboração de um projeto de investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva, com enfoque nas etapas do processo de investigação, pela definição do tema e dos objetivos e hipóteses, técnicas de amostragem, critérios para a seleção das medidas de avaliação apropriadas face a cada contexto, bem como nas competências práticas de escrita científica com vista a preparação de um projeto de investigação. No final desta unidade curricular o estudante terá conhecimento geral dos passos e etapas de uma investigação, tendo as competências que permitam elaborar um projeto de investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva.etências que permitam elaborar um projeto de investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo e demonstrativo. Os estudantes terão acesso aos pontos teóricos por recurso ao método expositivo, mas, no geral, os estudantes irão abordar os passos de uma investigação que levam à escrita de um projeto de investigação, onde poderão demonstrar as competências adquiridas. A avaliação contínua contempla a realização de um teste escrito (50%) sobre os conhecimentos teóricos das aulas expositivas, enquanto que as competências práticas são avaliadas através de um trabalho de grupo que consiste na elaboração de um projeto de investigação até 10 páginas (25%) e com apresentação oral por poster (25%). O Exame final tem a ponderação de 100%, incidindo nos conteúdos das aulas teóricas e práticas. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: APA. Field, A. (2017). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics (5th Ed.) London: Sage Publications Ltd. Frankfort-Nachmias, C., Nachmias, D. & DeWaard, J. (2015). Research methods in the social sciences. New York, NY: Worth Publishers. Hugdahl, K. (2013). Experimental methods in Neuropsychology (Neuropsychology and cognition). NY: Springer US. Kline, T. (2005). Psychological testing. A practical approach to design and evaluation. London: Sage Publications. Samekh, B. & Lewin, C. (2004). Research methods in the social sciences. London: Sage Publications.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios