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Disciplina Fundamentos de Estatística para Ciências de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dedica-se aos conceitos fundamentais da teoria da probabilidade e da inferência estatística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Teoria das Probabilidades

    Experiência aleatória; Espaço amostral; Acontecimentos; Álgebra de acontecimentos

    Definição, propriedades da probabilidade; Axiomática Kolmogorov;

    Probabilidade Condicionada; Independência; Teorema de Bayes

    2. Variáveis aleatórias discretas e continuas

    Função de probabilidade e função densidade de probabilidade Função distribuição

    Parâmetros de variáveis aleatórias: Valor esperado, variância e desvio padrão

    3. Distribuições discretas: Binomial  e Poisson

    4. Distribuições contínuas: Normal e  Exponencial

    5. Inferência Estatística;

    Amostra e amostra aleatória. Média amostral.

    Teo. limite central

    6. Estimação. Intervalos de confiança para a variância e proporção

       Testes de hipóteses para a média e para a proporção

    7. Regressão Linear

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina permite que o(a) aluno(a) seja

    OA1:  seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência.

    OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas, introduzem-se os conceitos teóricos, que são complementados com exemplos. Os alunos são incentivados a resolver exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Para cada tópico é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos, procedendo-se ao acompanhamento da resolução dos mesmos e apresentando-se a resolução final. A avaliação é realizada em regime de avaliação contínua, que consiste na realização de 4 mini-testes de 20 minutos (cuja média corresponde a 30% da nota final) e de dois exames (o máximo entre as notas destes dois testes é 70% da nota final). São considerados aprovados os alunos que obtenham nota final não inferior a 10 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos & Exercícios: Manuel Cabral Morais 2020 IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia)
    • Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists : Ross, Sheldon M 2014 5th ed, Academic Press

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Sofia Naique

    A combinar com o(a) aluno(a)

     

     

     

     

     

     

     

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