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Disciplina Ciências de Dados Avançada

  • Apresentação

    Apresentação

    O âmbito desta Unidade Curricular consiste em introduzir conceitos mais avançados em Ciência de Dados, ou seja, conhecer em detalhes problemas, recursos, modelos e avaliações utilizadas em Ciência de Dados. Nomeadamente, os alunos desta UC terão um contato detalhado com séries temporais, aplicações de séries temporais, classificação e regressão, bem como métricas para avaliação dos modelos desenvolvidos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à linguagem R. Possibilidades de aplicações com R. Ferramentas essenciais para um Data Scientist.
    CP2. Séries Temporais. Definição. Forecast. Decomposição. Visualizações.
    CP3. Feature engineering. 
    CP4. Regressão. Modelos, problemas, dados, métricas, visualizações.
    CP5. Classificação. Modelos, problemas, dados, métricas, visualizações.
    CP6. Discussão do estado da arte.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Apresentar novas ferramentas e recursos (R e análise de séries temporais) para a resolução de problemas específicos em Ciência de Dados. 
    OA2. Representação de dados ao longo do tempo, e técnicas como decomposição, regressão, visualizações e modelos para predição.
    OA3. Adquirir capacidades para extrair características informativas dos dados (Feature Engineering). Como transformação de dados temporais em dados tabulares para aplicações além da predição (classificação, regressão).
    OA4. Adquirir capacidades para interpretação, representação das características informativas extraídas dos dados e avaliação dos resultados obtidos.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular consiste em aulas presenciais de natureza teórico-prática (Expositiva-Experimental):
    ME1: Expositiva/Experimental: Esta unidade curricular consiste em aulas presenciais de natureza apresentação teórico/prática de acordo com o plano curricular, nas quais existe um problema claramente definido para resolver. Esta metodologia evita aulas de natureza unidirecional e favorece a co-construção do conhecimento nos estudantes facilitada pelo professor.
    ME2: Ativa: realização de dois trabalhos de projeto em grupo e sua apresentação oral (40% + 40%).
    ME3: Auto-estudo: trabalho individual do aluno demonstrado em aula (20%).

    Notas importantes da avaliação:

    - A classificação final consiste da média de todos os momentos avaliativos: dois projetos (40% + 40%), exercícios práticos e participação em aula (20%).
    - Classificação mínima de 10 valores na média final (ou 50%). 
    - Os grupos dos trabalhos de projeto podem ser entre 2 e 3 alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Hyndman, Rob J - Forecasting Principles and Practice. 3rd edition. OTexts. 2021.ISBN:  978-0987507136)
    • Grus, J. - [Data Science from scratch: first principles with python. O'Reilly Media, Inc.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Gabriela Eleutério Soares

    Quintas-feiras 17:30 - 18:30

    Mediante agendamento

    Gabriela Eleutério Soares

    Assincronamente

    Moodle/Teams/e-mail

     

     

     

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