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Disciplina Visualização Avançada de Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta cadeira aborda uma variedade de tópicos relacionados à visualização de informação desde uma perspetiva teórica e de tomada de decisão para desenho de visualizações. Os alunos aprendem os fundamentos conceituais da visualização de dados que permitem revelar informações não explícitas nos dados. Por exemplo, os alunos aprendem a analisar visualizações nas dimensões da perceção, interpretação en compressão. Os alunos também aprendem a avaliar técnicas de interação para permitir que os usuários explorem visualmente os dados. As técnicas de interação incluem mapeamento de dados, seleção de dados e recursos de filtragem. Os alunos também têm a oportunidade de usar métodos de visualização avançados, como visualização de redes, visualização de texto e visualização de geográfica. Ao longo da cadeira, os alunos desenvolvem um projeto de análise crítica visualização de dados para demonstrar suas habilidades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à os principios de desenho de visualizações de informação
    2. Compreensão humana da informação visual
    3. Percepção
    4. Interpretação
    5. Compreensão
    6. Descomposição e analise de visualizações
    7. Famílias de gráficos e seus usos
    8. Gestão da carga cognitiva no desenho de visualizações
    9. Uso avançado de marcas e atributos no design de visualizações de informação
    10. Como determinar o grau em que as visualizações distorcem os dados
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Distinguir visualizações que podem ser visualmente atraentes das que transmitem informações
    2. Entender uma visualização a partir de seus constituintes principais: marcas e atributos
    3. Compreender como diferentes combinações de marcas e atributos transmitem diferentes tipos de informação
    4. Aprender como decompor uma visualização para uma avaliação crítica
    5. Identificar decisões de design sobre o uso de marcas e atributos que distorcem os dados
    6. Avaliar como uma visualização pode ser percebida
    7. Avaliar como a a percepção determina possíveis interpretações
    8. Identificar as possíveis formas como uma visualização pode ser entendida
    9. Aprender como reduzir a ambiguidade em visualizações
    10. Aprender os princípios de integridade para o design de visualizações eficazes
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta cadeira tem uma forte componente teórica e prática, a qual é ensinada através de aulas, análise de casos de estudo e projetos desenvolvidos pelos alunos na sala de aula. As aulas são expositivas, para explicar os conceitos teóricos e fundamentos de visualização de dados. Estas aulas são complementadas com uma componente tutorial, onde os alunos trabalham de forma independente, mas supervisionada, em projetos específicos de duração média de três semanas. Durante a supervisão dos projetos, o professor se concentra nos aspectos narrativos necessários para explicar os problemas, suas soluções e as justificações das mesmas. Isto capacita os alunos a desenvolver suas habilidades críticas dentro do escopo da cadeira.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Kirk, A. (2019). Data visualisation: A handbook for data driven design. Sage.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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