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Disciplina Biologia Celular I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar a conhecer ao aluno a constituição, estrutura e funcionamento da célula como uma unidade funcional e como parte integrante de organismos multicelulares.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A célula
      • Teoria celular
      • Composição química
      • A célula procariota e eucariota
      • Mecanismos de transporte
    2. Estruturas e organelos celulares – relação estrutura-função
      • Membranas biológicas
      • Núcleo
      • RE, RER e complexo de Golgi
      • Mitocôndria
      • Cloroplasto
      • Citoesqueleto
      • MEC
    3. Comunicação e adesão intercelular
      • Adesão célula-substrato e célula-célula
      • Vias de sinalização
    4. Genoma
      • Dogma central da Biologia
      • Diferentes ordens de empacotamento da cromatina
      • Genoma procariota versus genoma eucariota
      • Conceito de gene
    5. Replicação, transcrição e tradução
      • Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases
      • O processo de transcrição, RNA polimerases
      • Processamento dos transcritos primários
      • Código genético
      • tRNAs e ribossoma
      • Produção da cadeia polipeptídica
    6. Regulação da expressão génica
      • Porquê e como regular a expressão dos genes?
      • Diferenciação celular
    1. Ciclo celular
      • Mitose e Meiose
      • Controlo do ciclo celular
      • Apoptose
  • Objetivos

    Objetivos

    Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares. Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética. A aquisição dos conhecimentos acima referidos são de extrema importância para a futura compreensão dos mecanismos celulares de acção farmacológica. Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de aprendizagem ativas baseadas na resolução de problemas práticos, na exposição por parte dos alunos de alguns conceitos abordados nas aulas laboratoriais e da utilização das observações/resultados obtidos em laboratório como ponto de partida para discussão de conceitos/temas mais complexos.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Lodish, H et al. (2012), Molecular Cell Biology, 7 Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação th complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____ )
    • Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2013) Campbell Biology, 10 ed., Pearson Education, Inc. 
    • Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica, 5ªed. Escolar Editora.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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