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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dar a conhecer ao aluno a constituição, estrutura e funcionamento da célula como uma unidade funcional e como parte integrante de organismos multicelulares.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT477-3070
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A célula
- Teoria celular
- Composição química
- A célula procariota e eucariota
- Mecanismos de transporte
- Estruturas e organelos celulares – relação estrutura-função
- Membranas biológicas
- Núcleo
- RE, RER e complexo de Golgi
- Mitocôndria
- Cloroplasto
- Citoesqueleto
- MEC
- Comunicação e adesão intercelular
- Adesão célula-substrato e célula-célula
- Vias de sinalização
- Genoma
- Dogma central da Biologia
- Diferentes ordens de empacotamento da cromatina
- Genoma procariota versus genoma eucariota
- Conceito de gene
- Replicação, transcrição e tradução
- Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases
- O processo de transcrição, RNA polimerases
- Processamento dos transcritos primários
- Código genético
- tRNAs e ribossoma
- Produção da cadeia polipeptídica
- Regulação da expressão génica
- Porquê e como regular a expressão dos genes?
- Diferenciação celular
- Ciclo celular
- Mitose e Meiose
- Controlo do ciclo celular
- Apoptose
- A célula
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Objetivos
Objetivos
Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares. Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética. A aquisição dos conhecimentos acima referidos são de extrema importância para a futura compreensão dos mecanismos celulares de acção farmacológica. Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de aprendizagem ativas baseadas na resolução de problemas práticos, na exposição por parte dos alunos de alguns conceitos abordados nas aulas laboratoriais e da utilização das observações/resultados obtidos em laboratório como ponto de partida para discussão de conceitos/temas mais complexos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Lodish, H et al. (2012), Molecular Cell Biology, 7 Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação th complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____ )
- Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2013) Campbell Biology, 10 ed., Pearson Education, Inc.
- Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica, 5ªed. Escolar Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não