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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Comunicação e Prática Farmacêutica constitui-se como o suporte da intervenção farmacêutica a nível da farmácia comunitária e visa o desenvolvimento de competências (o saber, o saber-fazer, o saber-estar e o saber-ser) nesta área do exercício profissional promovendo uma atitude profissional ética. A presente unidade curricular tem também como objetivo geral proporcionar aos alunos uma formação em prática de farmácia comunitária, comunicação e técnicas de atendimento, bem como em práticas de aconselhamento terapêutico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT477-8501
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução
- Boas Práticas de Farmácia
- Conceção do espaço físico e Equipamentos
- Comunicação
- Práticas de comunicação na farmácia comunitária
- Técnicas de comunicação
- Aprovisionamento
- Critérios de arrumação da farmácia
- Gestão de Stocks, inventários, contagens físicas, validades, devoluções, quebras, sem consumo, erros de stock
- Compras (negociação, distribuidores e grupos)
- Dispensa de medicamentos
- Script de Atendimento
- MNSRM, MSRM, Genéricos, Psicotrópicos e Estupefacientes
- Medicamentos Manipulados (Serviço de Preparação de Medicamentos Individualizados)
- Farmacovigilância
- Dispensa de Dispositivos e Produtos de Saúde e Bem Estar (PSBE)
- Dispositivos Terapêuticos e de Autovigilância (Serviço Uso Correto de Dispositivos)
- PSBE - Noções de Gestão de Categorias
- Serviços Farmacêuticos
- Essenciais
- Parâmetros bioquímicos e fisiológicos (CheckSaúde)
- Troca de Seringas
- Avançados
- Cuidados Farmacêuticos
- Dispensa de medicamentos hospitalares
- Essenciais
- Introdução
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer os principais processos e operações da farmácia, atuando com vista à sua melhoria contínua.
- Compreender a importância da comunicação no dia-a-dia de um Farmacêutico
- Identificar as várias fases do aprovisionamento farmacêutico
- Promover o uso correto, seguro e eficaz de medicamentos e outros produtos de saúde
- Identificar as etapas para um atendimento de qualidade e diferenciado
- Reconhecer a importância da notificação de RAMs ao Sistema Nacional de Farmacovigilância
- Saber notificar RAMs ao SNF
- Descrever os aspetos legais e éticos relativos à preparação e dispensa de medicamentos
- Aplicar os procedimentos gerais de verificação de validade/autenticidade e de conteúdo da prescrição médica.
- Dominar técnicas de comunicação e linguagem adequadas ao nível sócio cultural do Utente
- Identificar os serviços farmacêuticos que podem ser prestados na farmácia
- Aplicar o método SOAP no acompanhamento de Doentes
- Identificar, classificar e resolver Problemas Relacionados com Medicamentos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas práticas serão essencialmente desenvolvidas em modo "case based learning", com a utilização de role-play sempre que adequado, com avaliação e feedback ao aluno.
A realização de um estudo observacional em Farmácia Comunitária irá permitir ao aluno familiarizar-se com o ambiente profissional que irá encontrar brevemente durante o seu estágio curricular. A discussão com os colegas deste estudo observacional potencia a troca de experiências sobre diferentes contextos que os alunos poderão encontra no futuro.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aguiar, AH. Boas Práticas de Comunicação na Farmácia, Hollyfar, Lisboa .2013
- Soares, MA. Medicamentos de prescrição não obrigatória, Associação Nacional das Farmácias. 2002
- Ordem dos Farmacêuticos. Código Deontológico.
- INFARMED. Prontuário Terapêutico (13ª edição)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não