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Disciplina Cultura de Moda Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa unidade curricular introduz os estudantes à teoria aplicada a moda no sentido amplo. Em base a correntes de pensamento contemporâneas, as teorias estudadas vão alem da identidade e as tendências, considerando o objeto de moda também desde outros pontos de vista, como a tecnologia e a cultura material. Os estudantes aprendem a importância da teoria como perspetiva para desenvolver um olhar pessoal sobre questões e casos de moda contemporâneos. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução às diferentes perspectivas teóricas sobre o vestuário. Cada perspetiva baseia-se num texto que os estudantes leem em preparação para a discussão na aula (lista de leitura na bibliografia). 

    O vestuário como: 

    1) objeto de identidade e comunicação

    2) artefato tecnológico

    3) objeto de uso cotidiano

    4) bens e agentes de atividade econômica

    5)  impulsionador de exploração ambiental

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver aptidão e competências para entender e discutir textos teóricos sobre a moda e a vestimenta. Conhecer diversos pontos de vista de teoria do design e da moda, e desenvolver competências para aplicar esses conhecimentos em analises de peças de moda históricas e contemporâneas. Produzir um texto de estrutura académica que prepare os estudantes para uma possível dissertação na última fase do mestrado. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos incluem leitura de textos em preparação para as discussões na aula, pesquisa de casos de moda que ilustrem o ponto de vista das teorias, elaboração de apresentações sobre o foco dos textos a escrever por parte dos estudantes, e elaboração de esboços do texto final para receber feedback na aula. 

    A avaliação é feita a partir da participação dos estudantes nas leituras e exercícios de aula na primeira fase (30%), entregas intercalares do artigo (4 x 10%) e o artigo na sua versão final (30%). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Latour, B. (1992) 'Where are the missing masses? The sociology of a few mundane artifacts', in Bijker, W. E. and Law, J. (eds) Shaping Technology/Building Society: Studies in Sociotechnical Change, Cambridge, MA, MIT Press, pp. 225-258.

    Maldini, I., & Manz, R. L. (2018). From “things of imitation” to “devices of differentiation”: uncovering a paradoxical history of clothing (1950–2015). Fashion Theory, 22(1), 69-84.

    Payne, A. (2019). Fashion futuring in the anthropocene: sustainable fashion as “taming” and “rewilding”. Fashion Theory, 23(1), 5-23.

    Simmel, G. (1997). Fashion, adornment and style. Simmel on culture, 187-217. 
    Sullivan, A. (2015). Fashion and Capitalism. In Thinking through fashion: A guide to key theorists, 28.

    Woodward, S., Miller, D., & Kuechler, S. (2005). Looking good, feeling right: aesthetics of the self. In Clothing as material culture (pp. 21-40). Berg Publishers.

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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