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Mestrado Desporto, Educação e Literacia Física

Lisboa
A promoção da literacia física ganha, nos dias de hoje, particular relevância perante a consciência do contributo para saúde e a qualidade de vida do desporto, da atividade física, da educação, e dos custos sociais e económicos decorrentes dos elevados nív... Ler mais

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GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A promoção da literacia física ganha, nos dias de hoje, particular relevância perante a consciência do contributo para saúde e a qualidade de vida do desporto, da atividade física, da educação, e dos custos sociais e económicos decorrentes dos elevados níveis de sedentarismo, problema que afeta particularmente a população portuguesa, jovem e adulta. O Mestrado em Desporto, Educação e Literacia Física, aborda as questões em torno do contributo do desporto e da atividade física para a qualidade de vida e de como promover a literacia física desde a infância até à idade sénior, em diferentes contextos sociais: na família, na escola, no desporto, e na comunidade.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, prioritariamente da área de educação física e desporto e das ciências do desporto; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: 50% nota da habilitação anterior 20% Área da licenciatura ou ramo (afinidade com a área do mestrado) 10% Participação em Congressos e outros eventos, com apresentação de Comunicações ou Posters 20% Currículo profissional na área Para os candidatos sem classificação da habilitação anterior, os critérios de seriação serão os seguintes: Apreciação Curricular: 40% Área da licenciatura ou ramo (afinidade com a área do mestrado) 20% Participação em Congressos e outros eventos, com apresentação de Comunicações ou Posters 40% Currículo profissional na área Para candidatos sem habilitação anterior: 100% Apreciação curricular
  • Destinatários

    Destinatários

    Profissionais a trabalhar nos Sistemas Educativo, Desportivo e de Saúde, constituem a população alvo deste Mestrado..
  • Competências

    Competências

    - Conhecer as bases histórica, filosófica e pedagógica subjacentes ao conceito de literacia física. - Compreender a literacia física como um processo de educação ao longo da vida. - Reconhecer e compreender o contributo do desporto no processo de desenvolvimento humano. - Conhecer as implicações pedagógicas e científicas associadas à promoção da literacia física nas diferentes etapas da vida e em populações especiais. - Conceber e realizar projectos de promoção da literacia física em contextos de educação, desporto e saúde - Realizar investigação no âmbito da promoção da literacia física.
  • Objetivos

    Objetivos

    O Mestrado em Desporto, Educação e Literacia vem satisfazer uma evidente necessidade em termos de formação específica de profissionais capazes de promover, com sucesso, a promoção da literacia física nas várias etapas do processo de desenvolvimento humano nos contextos educativo, desportivo e de saúde. Sublinha-se assim o valor social da existência deste mestrado, alinhado com as metas nacionais do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Os conteúdos do mestrado são muito virados para a intervenção em contextos comunitários, desportivos, educativos e de saúde.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O forte envolvimento dos docentes, integrados no CIDEFES-FEFD (http://cidefes.ulusofona.pt/) em projetos de investigação financiados beneficia os estudantes, que são envolvidos nos mesmos desde muito cedo no seu percurso dentro do mestrado.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O campus da ULHT localiza-se no centro de Lisboa e abrange uma área de cerca de 4 hectares. Organizado em 22 edifícios diferentes, apresenta-se como um espaço de ensino, aprendizagem, investigação e lazer, numa confluência de auditórios e salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços de convívio, parques de estacionamento, instalações desportivas e áreas de trabalho, parques de estacionamento e bares/cantinas equipamentos pedagógicos e científicos e recursos TIC. A ULHT usa a TI em todas as vertentes de interação com os alunos, desde a admissão (Portal do Candidato), conversão (marketing eletrónico via CRM adaptado), pré-inscrição (aplicação online), e a maioria dos materiais didáticos são disponibilizados on-line, via LMS Moodle. Uma versão totalmente móvel do moodle está disponível e é usada, por exemplo, como suporte para a comunicação entre estudantes e a universidade. Outro componente central desta estratégia é o uso intensivo de dois aplicativos móveis dedicados (Lusófona Mobile e Lusófona Mobile Docentes) que permitem aos estudantes e aos professores realizar a maioria das atividades administrativas académicas através de interações baseadas em dispositivos móveis.
  • Investigação

    Investigação

    Um dos pontos fortes deste mestrado é o envolvimento dos alunos em vários dos projetos de investigação coordenados e implementados por vários docentes do mesmo. Estes projetos servem não só o desenvolvimento da experiência de investigação-ação dos alunos, como originam os dados a analisar no âmbito das suas teses. Permitem ainda, pontualmente, a atribuição de bolsas de iniciação à investigação.
  • Observações

    Observações

    Corpo docente experiente, competente na sua área específica, diversificado, permitindo uma riqueza de experiências académicas e profissionais nas respetivas áreas. Tal tem sido continuamente reconhecido pelos alunos e destacado como o maior ponto forte do mestrado. Ver: comentários alunos Horário: Sábados das 9h00 às 18h00 https://www.ulusofona.pt/testemunhos/mestrado-fefd Ano Letivo 2022/23 1º Semestre - 08/10/2022 - 18/02/2023 2º Semestre - 25/02/2023 - 24/06/2023 Exames de Época Recurso - Julho Exames de Época Especial - Setembro/Outubro Nota: O Mestrado em Desporto, Educação e Literacia Física da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias encontra-se reconhecido, à luz da Portaria n.º344/2008, de 30 de abril, para efeitos de aplicação do artº 54, do Estatuto da Carreira Docente, para os grupos de recrutamento 260 e 620, do Ensino Básico (2º e 3ºs ciclos) e Ensino Secundário (https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=38535)

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade Educação Física e Desporto
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Marlene Nunes Silva

Secretariado

Inês Sousa

  • Extensão Telefónica
    696
  • Local de atendimento
    Sala H.2.2
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6f - 10h00 às 13h e das 14h30 às 16h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 4/2018

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
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