-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular permite aos alunos aprofundarem conhecimentos no âmbito da arte moderna e contemporânea, numa perspetiva de equilíbrio entre teoria e prática.
As aulas teóricas são sempre acompanhadas por projetos artísticos práticos a realizar pelos alunos, através dos quais se podem entender e experimentar as ideias e estratégias criativas previamente abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-11235
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Arte socialmente comprometida . Arte, ecologia e ativismo - De William Morris até à atualidade
- Ruptura com a tradição I . O surgimento da fotografia e o seu impacto nas Artes Visuais. Do Impressionismo à Abstração; da Pop Art à Cultura Visual na contemporaneidade
- Novas linguagens, meios e suportes. Do papier collé cubista à assemblage; do Minimalismo ao conceito de Campo Expandido.
- Espaço e Tempo. Da obra de arte como objeto à obra de arte como processo. Das Serate Futuristas aos Happenings, da Instalação à Land Art
- Autor e espectador . Do autor individual ao coletivo e do espectador contemplativo ao participante ativo. Dissolução autoral e arte participativa da comunidade à plataforma online
- Ruptura com a tradição II . O surgimento da internet e o seu impacto nas Artes Visuais. O mural urbano como arte pública global na contemporaneidade. Da moderna integração das artes ao festival de arte urbana, uma visão crítica.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos:
Compreender a importância das vanguardas artísticas da primeira metade do século XX para a interpretação das práticas artísticas contemporâneas
Aprofundar a capacidade de análise das obras de arte contemporânea bem como de textos de teoria e crítica de arte fundamentais na arte contemporânea.
Proporcionar a aquisição e exploração de alguns conceitos e metodologias artísticas. Conhecer a importância das novas tecnologias nas artes visuais contemporâneas.
Competências a adquirir:
Capacidade de análise e reflexão sobre o mundo das artes contemporâneas, nas suas bases conceptuais e estéticas
Saber operar, na prática, com conceitos associados a diversas manifestações artísticas, através da exploração e experimentação das suas técnicas artísticas
Reconhecer e contextualizar experiências artísticas portuguesas no panorama mundial Capacidade de pesquisa e investigação em Artes Visuais
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, promove-se o desenvolvimento de trabalhos por projeto. As aulas dadas ocasionalmente em museus, ou bibliotecas, com convidados. Encoraja-se a formação de professores-artistas que devem ser capazes de criar obras artísticas e simultaneamente didáticas. A avaliação privilegia a dimensão formativa, através de proj. individuais e de grupo. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); Realização de trabalho prático individual em aula ou em casa (30%); Trabalho de grupo: criação de uma maleta pedagógica e artística - um material didático original com um texto reflexivo teórico e com a planificação de uma unidade de trabalho (a realizar em articulação com a unidade de Didática das Artes Plásticas) (50%); Está previsto Exame de Recurso ou de Melhoria de Nota no fim do ano.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bishop, C. (2014). Artificial hells . Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso.
Harrisson & Wood & Gaiger (eds) (2002). Art in Theory 1900-2000 - An Anthology of Changing Ideas . London: Blackwell Publishers
Helguera, P.(2011) Education for Socially Engaged Art: A Materials and Techniques Handbook . New York: Pinto Books
Hopkins, D. (2016) A Companion to Dada and Surrealism , Chichester and Oxford: Wiley Blackwell Kwon, M. (2004). One place after another . Cambridge, Mass.: MIT Press.
Marchan Fiz, S. (2012). Del arte objetual al arte de concepto . Madrid: Akal.
Mileaf, J. A. (2010). Please touch : Dada and surrealist objects after the readymade. Dartmouth College Press.
Roberts, D. (2011). The total work of art in European modernism . Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.
Stiles, K., & Selz, P. (2012). Theories and documents of contemporary art . Berkeley: University of California Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não