filmeu

Disciplina Teorias e Práticas Artísticas Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular permite aos alunos aprofundarem conhecimentos no âmbito da arte moderna e contemporânea, numa perspetiva de equilíbrio entre teoria e prática.

     

    As aulas teóricas são sempre acompanhadas por projetos artísticos práticos a realizar pelos alunos, através dos quais se podem entender e experimentar as ideias e estratégias criativas previamente abordadas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Arte socialmente comprometida . Arte, ecologia e ativismo - De William Morris até à atualidade
    2. Ruptura com a tradição I . O surgimento da fotografia e o seu impacto nas Artes Visuais. Do Impressionismo à Abstração; da Pop Art à Cultura Visual na contemporaneidade
    3. Novas linguagens, meios e suportes. Do papier collé cubista à assemblage; do Minimalismo ao conceito de Campo Expandido.
    4. Espaço e Tempo. Da obra de arte como objeto à obra de arte como processo. Das Serate Futuristas aos Happenings, da Instalação à Land Art
    5. Autor e espectador . Do autor individual ao coletivo e do espectador contemplativo ao participante ativo. Dissolução autoral e arte participativa da comunidade à plataforma online
    6. Ruptura com a tradição II . O surgimento da internet e o seu impacto nas Artes Visuais. O mural urbano como arte pública global na contemporaneidade. Da moderna integração das artes ao festival de arte urbana, uma visão crítica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos:

     

    Compreender a importância das vanguardas artísticas da primeira metade do século XX para a interpretação das práticas artísticas contemporâneas

     

    Aprofundar a capacidade de análise das obras de arte contemporânea bem como de textos de teoria e crítica de arte fundamentais na arte contemporânea.

     

    Proporcionar a aquisição e exploração de alguns conceitos e metodologias artísticas. Conhecer a importância das novas tecnologias nas artes visuais contemporâneas.

     

     

    Competências a adquirir:

     

    Capacidade de análise e reflexão sobre o mundo das artes contemporâneas, nas suas bases conceptuais e estéticas

     

    Saber operar, na prática, com conceitos associados a diversas manifestações artísticas, através da exploração e experimentação das suas técnicas artísticas

     

    Reconhecer e contextualizar experiências artísticas portuguesas no panorama mundial Capacidade de pesquisa e investigação em Artes Visuais

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, promove-se o desenvolvimento de trabalhos por projeto. As aulas dadas ocasionalmente em museus, ou bibliotecas, com convidados. Encoraja-se a formação de professores-artistas que devem ser capazes de criar obras artísticas e simultaneamente didáticas. A avaliação privilegia a dimensão formativa, através de proj. individuais e de grupo. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); Realização de trabalho prático individual em aula ou em casa (30%); Trabalho de grupo: criação de uma maleta pedagógica e artística - um material didático original  com um texto reflexivo teórico e com a planificação de uma unidade de trabalho (a realizar em articulação com a unidade de Didática das Artes Plásticas) (50%); Está previsto Exame de Recurso ou de Melhoria de Nota no fim do ano.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bishop, C. (2014). Artificial hells . Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso.

    Harrisson & Wood & Gaiger (eds) (2002). Art in Theory 1900-2000 - An Anthology of Changing Ideas . London: Blackwell Publishers

    Helguera, P.(2011) Education for Socially Engaged Art: A Materials and Techniques Handbook . New York: Pinto Books

    Hopkins, D. (2016) A Companion to Dada and Surrealism , Chichester and Oxford: Wiley Blackwell Kwon, M. (2004). One place after another . Cambridge, Mass.: MIT Press.

    Marchan Fiz, S. (2012). Del arte objetual al arte de concepto . Madrid: Akal.

    Mileaf, J. A. (2010). Please touch : Dada and surrealist objects after the readymade. Dartmouth College Press.

    Roberts, D. (2011). The total work of art in European modernism . Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.

    Stiles, K., & Selz, P. (2012). Theories and documents of contemporary art . Berkeley: University of California Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios