-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina visa fornecer conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais inerentes à criação de conteúdos fílmicos na vertente de motion graphics. Pretende-se que o aluno aplique, com coerência estética e conceptual, os conteúdos técnicos leccionados.
O formando deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de conteúdos pedagógicos ajustados ao ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-12799
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Motion graphics de conteúdos vectoriais em formato vídeo digital.
- Princípios técnicos e de composição para projectos de Motion graphics de base vectorial;
- Técnicas e ferramentas do software Adobe aaAfter Effects indispensáveis à boa execução de um projecto com grafismo animado em formato vídeo digital.
2. Metodologia
- Princípios teóricos e de aplicação de metodologia projectual aplicada a projectos de motion graphics;
- Princípios teóricos e de aplicação de Storyboard direccionado para um projecto de motion graphics;
3. Projeto: desenvolviemnto de projecto de motion graphics com integração de conteúdos pedagógicos ajustados a programa do 3o Ciclo do Ensino Básico ou Secundário.
-
Objetivos
Objetivos
Saber identificar, analisar, reproduzir e ensinar projetos áudio-visuais baseados em conceitos adaptados ao ensino.
Conhecer e aplicar tecnologias digitais de animação de conteúdos de base vectorial com recurso ao software Adobe After Effects
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sendo uma disciplina teórico prática, a metodologia de ensino baseia-se em exercícios práticos, etapas de projecto e produção de um projecto final na vertente de motion graphics interativo com recurso ao software lecionado.
Parâmetros avaliação semestre:
1. Projecto final de motion graphics interativo com integração de conteúdos pedagógicos;2. Parâmetros de avaliação:
- Spot vídeo (70%);
- Dossier de projeto (30%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Blazer, L.. Animated Storytelling: Simple Steps For Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press, 2015.
- Lisa Fridsma, L & Gyncild, B.(2021). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press.
- Stone, B. & Wahlin, L.. The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge, 2018.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
a defenir entre professor e aluno
-
Mobilidade
Mobilidade
Não