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Disciplina Atelier de Computação Multimédia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina visa fornecer conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais inerentes à criação de conteúdos fílmicos na vertente de motion graphics. Pretende-se que o aluno aplique, com coerência estética e conceptual, os conteúdos técnicos leccionados.
    O formando deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de conteúdos pedagógicos ajustados ao ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Motion graphics de conteúdos vectoriais em formato vídeo digital.

    • Princípios técnicos e de composição para projectos de Motion graphics de base vectorial;
    • Técnicas e ferramentas do software Adobe aaAfter Effects indispensáveis à boa execução de um projecto com grafismo animado em formato vídeo digital.

    2. Metodologia

    • Princípios teóricos e de aplicação de metodologia projectual aplicada a projectos de motion graphics;
    • Princípios teóricos e de aplicação de Storyboard direccionado para um projecto de motion graphics;

    3. Projeto: desenvolviemnto de projecto de motion graphics com integração de conteúdos pedagógicos ajustados a programa do 3o Ciclo do Ensino Básico ou Secundário.

  • Objetivos

    Objetivos

    Saber identificar, analisar, reproduzir e ensinar projetos áudio-visuais baseados em conceitos adaptados ao ensino.

    Conhecer e aplicar tecnologias digitais de animação de conteúdos de base vectorial com recurso ao software Adobe After Effects

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Unidade Curricular tem um caráter teórico-prático com forte incidência na vertente projetual.

    A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de um vídeo com estética Motion Graphics, em grupos de 2 a 3 alunos, com tema retitado do programa letivo do ciclo de estudos a que o discente leciona o prevê vir a lecionar. Desta forma procura-se o desenvolvimento de projeto com potencial aplicabildade na sala de aula do futuro/atual docente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blazer, L.. Animated Storytelling: Simple Steps For Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press, 2015.
    • Lisa Fridsma, L & Gyncild, B.(2023). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press.
    • Stone, B. & Wahlin, L.. The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge, 2018.
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