Disciplina Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular funciona como uma peça de investigação independente relacionada com a Prática Supervisionada, utilizando a metodologia da investigação-ação e a ser defendida publicamente perante um júri.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Investigação em ensino das artes visuais hoje: Importância do paradigma do professor investigador Linhas de investigação priveligiadas
    Características da investigação em educação artística Instituições principais de investigação no domínio das artes
    Elaboração de proposta de pesquisa e seu desenvolvimento na educação artística Revisão de literatura relevante na área
    Definição da problemática e questões de partida
    Escolha de metodologia adequada - enfoques quantitativos e qualitativos (orientação histórica, descritiva, experimental)
    Aplicação da metodologia de investigação ação Recolha, análise e tratamento de dados
    Conclusões pertinentes ao encontro das questões de partida Elaboração do relatório, defesa e disseminação Bibliografia normas APA

  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver uma atitude positiva e comprometida para com atividades de investigação em educação artística
    -  Perceber a importância da investigação-ação em educação artística na melhoria da qualidade das atividades docentes e aprendizagem dos alunos
    - Distinguir os processos de investigação em educação artística de outras atividades profissionais -  Conhecer e usar as principais referências de investigação em educação artística (textos e livros seminais, revistas da especialidade)
    - Comparar a diversidade de enfoques, métodos e instrumentos em investigação sobre o ensino artístico
    - Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos para a pesquisa em educação artística

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos são acompanhados na elaboração do seu Relatório da Prática Supervisionada por um orientador doutorado, expert na temática escolhida em regime tutorial. As sessões de Seminários que se articulam com esta unidade curricular visam o acompanhamento e enriquecimento do Relatório da Prática, através da participação de experts ligados a temas de investigação em artes visuais. O debate proporcionado por estas sessões clarifica as questões de investigação em curso.
    A avaliação do Relatório da Prática é feita em sessão pública de acordo com a legislação em vigor, com juri nomeado para o efeito. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agirre, I. (2000). Teorias y Práticas en Educación Artística: Ideas para una revisión pragmatista da la experiencia estéticTa. Pamplona: Universidad de Navarra
    Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: College Press
    Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New haven & London: Yale University
    Freedman, K. (2003). Teaching Visual Culture. New York & London: Teachers College Press.

    Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.Education, Inc.
    Hernandez, F. (2000).Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro.
    Latorre (2005). La Investigación-Acción: Conocer y Cambiar la Práctica Educativa. Barcelona: Graó

    Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la ensenanza delas artes y culturas visuais.
     Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

    As reuniões com o orientador do Relatório, são agendadas sempre que considerado necessário.

     

     

     

     

     

     

     

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