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Disciplina Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular funciona como uma peça de investigação independente relacionada com a Prática Supervisionada, utilizando a metodologia da investigação-ação e a ser defendida publicamente perante um júri.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Investigação em ensino das artes visuais hoje: Importância do paradigma do professor investigador Linhas de investigação priveligiadas
    Características da investigação em educação artística Instituições principais de investigação no domínio das artes
    Elaboração de proposta de pesquisa e seu desenvolvimento na educação artística Revisão de literatura relevante na área
    Definição da problemática e questões de partida
    Escolha de metodologia adequada - enfoques quantitativos e qualitativos (orientação histórica, descritiva, experimental)
    Aplicação da metodologia de investigação ação Recolha, análise e tratamento de dados
    Conclusões pertinentes ao encontro das questões de partida Elaboração do relatório, defesa e disseminação Bibliografia normas APA

  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver uma atitude positiva e comprometida para com atividades de investigação em educação artística
    -  Perceber a importância da investigação-ação em educação artística na melhoria da qualidade das atividades docentes e aprendizagem dos alunos
    - Distinguir os processos de investigação em educação artística de outras atividades profissionais -  Conhecer e usar as principais referências de investigação em educação artística (textos e livros seminais, revistas da especialidade)
    - Comparar a diversidade de enfoques, métodos e instrumentos em investigação sobre o ensino artístico
    - Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos para a pesquisa em educação artística

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Reuniões frequentes com os orientadores da Prática Supervisionada para discussão de temáticas relacionadas com práticas de ensino/aprendizagem, uniformização de critérios e outras temáticas relacionadas com a formação de professores.

    Ações de formação contínua de professores articulando a universidade com os orientadores cooperantes. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     
    Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: College Press
    Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New haven & London: Yale University
    Freedman, K. (2003). Teaching Visual Culture. New York & London: Teachers College Press.

    Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.Education, Inc.
    Hernandez, F. (2000).Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro.
    Latorre (2005). La Investigación-Acción: Conocer y Cambiar la Práctica Educativa. Barcelona: Graó

    Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la ensenanza delas artes y culturas visuais.
     Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.

     

    Nóvoa, A. (2019). Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, 19(1), 198-208.

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