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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular funciona como uma peça de investigação independente relacionada com a Prática Supervisionada, utilizando a metodologia da investigação-ação e a ser defendida publicamente perante um júri.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 20
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT573-23575
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Investigação em ensino das artes visuais hoje: Importância do paradigma do professor investigador Linhas de investigação priveligiadas
Características da investigação em educação artística Instituições principais de investigação no domínio das artes
Elaboração de proposta de pesquisa e seu desenvolvimento na educação artística Revisão de literatura relevante na área
Definição da problemática e questões de partida
Escolha de metodologia adequada - enfoques quantitativos e qualitativos (orientação histórica, descritiva, experimental)
Aplicação da metodologia de investigação ação Recolha, análise e tratamento de dados
Conclusões pertinentes ao encontro das questões de partida Elaboração do relatório, defesa e disseminação Bibliografia normas APA
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Objetivos
Objetivos
- Desenvolver uma atitude positiva e comprometida para com atividades de investigação em educação artística
- Perceber a importância da investigação-ação em educação artística na melhoria da qualidade das atividades docentes e aprendizagem dos alunos
- Distinguir os processos de investigação em educação artística de outras atividades profissionais - Conhecer e usar as principais referências de investigação em educação artística (textos e livros seminais, revistas da especialidade)
- Comparar a diversidade de enfoques, métodos e instrumentos em investigação sobre o ensino artístico
- Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos para a pesquisa em educação artística
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos são acompanhados na elaboração do seu Relatório da Prática Supervisionada por um orientador doutorado, expert na temática escolhida em regime tutorial. As sessões de Seminários que se articulam com esta unidade curricular visam o acompanhamento e enriquecimento do Relatório da Prática, através da participação de experts ligados a temas de investigação em artes visuais. O debate proporcionado por estas sessões clarifica as questões de investigação em curso.
A avaliação do Relatório da Prática é feita em sessão pública de acordo com a legislação em vigor, com juri nomeado para o efeito.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agirre, I. (2000). Teorias y Práticas en Educación Artística: Ideas para una revisión pragmatista da la experiencia estéticTa. Pamplona: Universidad de Navarra
Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: College Press
Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New haven & London: Yale University
Freedman, K. (2003). Teaching Visual Culture. New York & London: Teachers College Press.Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.Education, Inc.
Hernandez, F. (2000).Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro.
Latorre (2005). La Investigación-Acción: Conocer y Cambiar la Práctica Educativa. Barcelona: GraóMarín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la ensenanza delas artes y culturas visuais.
Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
As reuniões com o orientador do Relatório, são agendadas sempre que considerado necessário.
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Mobilidade
Mobilidade
Não