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Disciplina Etica e Deontologia Profissional

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa está estruturado em torno de conteúdos programáticos que considerámos pertinentes para a formação de profissionais responsáveis pela educação. O programa constitui-se como um espaço disciplinar de formação e investigação, colocando ao alcance dos estudantes um conjunto de informação sobre a ética e a profissão docente, os diferentes tipos de ética, a cultua ética e os códigos deontológicos, considerada necessária para a compreensão do problema do fazer profissional. O desempenho profissional deve ser visto à luz da ética, da moral e da autoridade, consubstanciado na ética profissional. Com esta opção pretendemos promover a reflexão e o pensamento crítico em torno da articulação entre a competência ética, a cultura e a deontologia profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Ética e a profissão docente

    1.1 – Delimitação do conceito de profissão
    1.2 - A natureza ética da profissão docente
    1.3 – A consciência ética
    2 – O Problema do Fazer Profissional
    2.1 – A cultura docente e as atitudes axiológicas
    2.2 – Os mecanismos de qualificação/desqualificação
    2.3 – A ética, a moral e a autoridade
    2.4 – A ética deontológica, teleológica e da virtude
    3 – O Problema do Saber e Querer Fazer Ser Profissional
    3.1 - A dimensão intelectual e afectiva da acção moral
    3.2 – O pensamento pré-ético e estádios de desenvolvimento moral
    3.3 – A função axiológica da utopia
    3.4 – O paradigma da responsabilidade e do direito
    4 – A Competência Ética
    4.1 – As diferentes dimensões da competência ética

  • Objetivos

    Objetivos

    1.1 – Realizar um trabalho sobre a problemática abordada no âmbito da disciplina, mobilizando as seguintes competências:
    1.1.1 - Demonstrar uma aplicação crítica dos conceitos abordados na análise do processo de qualificação/desqualificação da profissão docente.
    1.1.2 - Utilizar argumentos éticos para fundamentar o desenvolvimento profissional como um processo organizacional e de participação individual.
    1.1.3 - Ser capaz de identificar os diferentes níveis de responsabilidade no processo.
    1.1.4 - Saber relacionar a competência ética com o desenvolvimento profissional.
    1.1.5 - Discutir o código deontológico como afirmação da profissionalidade.
    1.1.6 - Evidenciar um pensamento reflexivo sobre a natureza ética da profissão docente

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

    Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento.

    A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita:

    - Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas;

    - Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa. 

    - Debates . Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico.

    Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Altarejos, F. et al (1998). Ética Docente. Elementos para uma Deontologia Profesional. Barcelona: Ed. Ariel.
    Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2012). A Invenção da Profissão Docente: uma vontade colectiva. Actas do III Seminário da rede de pesquisadores sobre associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação. Rio de Janeiro: ISBN é 978-85-86315-74-9.
    Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2010). A Construção da Profissão Docente na I República – O Movimento Associativo. Entretextos, 19, [http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/Entetextos_n-_19. 
    Cunha, P. D´O. (1996). Ética e Educação. Lisboa: Universidade Católica.
    Dubar, C.(1997). A Socialização. Construção das Identidades Sociais e Profissionais. Porto: Porto Editora.

     

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