filmeu

Disciplina Prática de Ensino Supervisionada

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um contacto direto com a prática educativa: conhecimento do funcionamento da comunidade escolar e experiência em prática letiva supervisionada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Funcionamento da comunidade escolar
    2. Acompanhamento de direção de turma 
    3. Participação nas atividades do grupo disciplinar e meio escolar
    4. Observação e participação nas atividades letivas
    5. Planificação das atividades letivas
    6. Lecionação supervisionada pelo orientador cooperante
    7. Avaliação dos alunos
    8. Dinamização de atividades educativas
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver competências técnicas, didáticas e pedagógicas, apropriadas à função docente orientando o aluno no sentido de fundamentar a sua prática profissional nos saberes específicos resultantes dos conhecimentos e investigação em artes visuais e outros saberes.
    - Promover a problematização e reflexão da prática pedagógica no ensino das artes visuais,com supervisão do orientador cooperante 
     - Refletir criticamente as práticas educativas na área da expressão artística e da cultura visual e tecnológica, promovendo a exploração integrada de problemas estéticos, científicos e técnicos
    - Refletir e aplicar na prática pedagógica os conhecimentos adquiridos
    - Desenvolver competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções em situações novas e complexas da prática docente e da comunidade educativa.


     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Embora cada orientador da PES tenha diferentes modos de lecionação e participação na vida escolar, promevem-se reuniões frequentes com orientadores cooperantes para acerto de objetivos, estratégias e procedimetos para melhor funcionamento desta unidade.

    Os estudantes elaboram um portfólio da PES.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Esteves, l. M. ((2008). Visão panorâmica da Investigação-ação. Porto: Porto Editores
    • Latorre, A. (2003). La Investigación- Acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelo: Graó. 
    • Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.[
    • Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.
    • Nóvoa, A (2013). Pensar la escuela mas allá de la escuela. Con-ciencia Social, 7-38
    • Nóvoa, A.  (2017). Firmar a posição como professor, firmar a profissão como docente. Cadernos de Pesquisa, 47, 1106-1131.
    • Zabalza, M. (2000). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios