filmeu

Disciplina Prática de Ensino Supervisionada

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um contacto direto com a prática educativa: conhecimento do funcionamento da comunidade escolar e experiência em prática letiva supervisionada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Funcionamento da comunidade escolar
    2. Acompanhamento de direção de turma 
    3. Participação nas atividades do grupo disciplinar e meio escolar
    4. Observação e participação nas atividades letivas
    5. Planificação das atividades letivas
    6. Lecionação supervisionada pelo orientador cooperante
    7. Avaliação dos alunos
    8. Dinamização de atividades educativas
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver competências técnicas, didáticas e pedagógicas, apropriadas à função docente orientando o aluno no sentido de fundamentar a sua prática profissional nos saberes específicos resultantes dos conhecimentos e investigação em artes visuais e outros saberes.
    - Promover a problematização e reflexão da prática pedagógica no ensino das artes visuais,com supervisão do orientador cooperante 
     - Refletir criticamente as práticas educativas na área da expressão artística e da cultura visual e tecnológica, promovendo a exploração integrada de problemas estéticos, científicos e técnicos
    - Refletir e aplicar na prática pedagógica os conhecimentos adquiridos
    - Desenvolver competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções em situações novas e complexas da prática docente e da comunidade educativa.


     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Embora cada orientador da PES tenha diferentes modos de lecionação e participação na vida escolar, promevem-se reuniões frequentes com orientadores cooperantes para acerto de objetivos, estratégias e procedimetos para melhor funcionamento desta unidade.

    Os estudantes elaboram um portfólio da PES.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Esteves, l. M. ((2008). Visão panorâmica da Investigação-ação. Porto: Porto Editores
    • Latorre, A. (2003). La Investigación- Acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelo: Graó. 
    • Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.[
    • Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.
    • Nóvoa, A (2013). Pensar la escuela mas allá de la escuela. Con-ciencia Social, 7-38
    • Nóvoa, A.  (2017). Firmar a posição como professor, firmar a profissão como docente. Cadernos de Pesquisa, 47, 1106-1131.
    • Zabalza, M. (2000). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios