filmeu

Disciplina Didática dos Jogos Desportivos Colectivos

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de DJDC na linha da avaliação autêntica trata o problema de como produzir classificações válidas e fiáveis do domínio dos JDC a partir de provas de avaliação que usam os níveis de jogo dos PNEF.  

    Numa abordagem teórico-prática que se baseia na avaliação formativa são também apresentadas as situações de aprendizagem mais adequadas à melhoria da qualidade do jogo e dos jogadores nas matérias nucleares dos PNEF.

     Neste quadro, consideram-se as especificidades dos Jogos Desportivos Coletivos na Educação Física e no Desporto Escolar, de forma a que a partir da reflexão crítica e do estudo se possa desenvolver a capacidade de decisão que permite opções fundamentadas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Os Jogos Desportivos Coletivos nos PNEF. Os três níveis de especificação de cada matéria e os critérios de distinção dos níveis.
    2. A diferenciação no ensino dos JDC nos diferentes ciclos de escolaridade: dos Jogos de Preparação (prédesportivos) ao domínio dos fundamentos básicos específicos (1º, 2ºC); do domínio dos elementos principais com carácter mais formal até a um nível superior de interpretação de cada matéria (3ºC+S).
    3. Tipologia dos JDC - análise taxonómica.
    4. Os JDC no Desporto Escolar. Preparação do grupo/equipa num contexto de formação vocacional e especializada. 
    5. As Metodologias de Ensino nos JDC. Situações de aprendizagem em contexto de jogo reduzido, fracionado, condicionado e dirigido. Treino analítico da técnica.
    6. Os aspetos específicos da avaliação nos JDC. Apreciação da performance coletiva; Critérios de avaliação e os indicadores de observação; Treino da observação associado à prescrição e à avaliação.
  • Objetivos

    Objetivos

    1 - Conceber e realizar planos de observação de análise das situações de aprendizagem: caracterizar, observar, registar e interpretar situações de ensino e avaliação em Jogos Desportivos Coletivos.

    2 - Elaborar propostas de unidades de ensino a partir de tarefas de análise dos jogos, provas padronizadas e não padronizadas.

    3 - Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de avaliação em Jogos Desportivos Coletivos, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (subgrupos de turma de EF ou equipas do desporto escolar).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No primeiro semestre:
    Através da observação sistemática em vídeo, que utiliza registos permanentes de diferentes níveis de
    jogo, é treinada a observação discriminativa e a classificação de jogadores em situação de jogo, e são
    evidenciados os grandes problemas de avaliação relativamente à especificidade dos JDC.
    Em avaliação continua, são realizadas quatro fichas de avaliação individual sobre situações de prova,
    critérios de avaliação para distinguir níveis de jogo e indicadores de observação por nível e, dois Testes
    de Avaliação.
    No segundo semestre:
    A partir da interpretação de registos de avaliação são elaboradas unidades de ensino com situações de
    aprendizagem que permitam cumprir níveis de jogo.
    São feitas observações nas Escolas de Estágio das didáticas de ensino e da avaliação nos JDC em
    diferentes níveis de escolaridade, existindo a possibilidade de desempenhar tarefas de apoio
    pedagógico.
    Em avaliação continua, são realizados dois Testes de Avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Comédias, J. (2012). A Avaliação Autêntica em Educação Física - O Problema dos Jogos Desportivos Coletivos. Tese apresentada ao Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para a obtenção do grau de doutor, orientada por Maria do Carmo Climaco, Lisboa.
    • Gréhaigne, J. F., Richard, J. F., & Griffin, L. L. (2005). Teaching and leaming team sports and games. New York: Routledge Falmer
    • Lames, M., & McGarry, T. (2007). On the search for reliable performance indicators in game sports. Intemational Journal of Performance Analysis in Sport, 7(1), 62-79.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios