filmeu

Disciplina Didática da Ginástica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) abrange o conhecimento das situações de aprendizagem em Educação
    Física e Desporto Escolar no que se refere à matéria de ensino curricular da Ginástica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. A Pedagogia das Habilidades Gímnicas: 
      • Caraterização atual dos Desportos Gímnicos.
    2. Os Desportos Gímnicos no currículo da Educação Física e Desporto Escolar:
      • Formas de planeamento, organização curricular, regras de segurança e ambiente favorável à aprendizagem.
    3. As matérias da Ginástica Escolar:
      • Ginástica no Solo, Ginástica de Aparelhos, Ginástica Acrobática e Ginástica Rítmica, análise dos modelos de execução técnica, metodologia do ensino, estruturação de unidades de ensino, controlo e avaliação da aprendizagem.
    4. Observação, análise e práticas de avaliação:
      • Níveis de qualidade do ensino da Ginástica em ambiente escolar
    5. Avaliação de competências
      • Métodos de aferição de critérios, avaliação formativa e sumativa
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC o aluno deverá ser capaz de:
    (1) Conceber e realizar planos de observação de análise das situações de aprendizagem na matéria de Ginástica constante no currículo nacional de Educação Física em todos os níveis de ensino.
    (2) Elaborar propostas de unidades de ensino de Ginástica a partir da análise das situações de aprendizagem.
    (3) Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de avaliação em Educação Física, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (sub-grupos de turma) com base modelos técnicos curriculares de Ginástica de Aparelhos, Ginástica no Solo, Acrobática, Rítmica e de Grupo.
    (4) Realizar autoscopia e análise de desempenho em situações de ensino relativas à matéria de Ginástica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O conhecimento subjacente às aulas teórico-práticas (a aplicação da teoria em exemplos práticos de situações de ensino-aprendizagem) será reforçado nas aulas práticas laboratoriais (PL). As atividades a desenvolver nas aulas PL incluem a utilização de prática pedagógica simulada, situações de microensino e análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real.
    O ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem disponíveis para os estudantes.
    A avaliação dos alunos em contexto teórico e teórico-prático incide em diversos parâmetros: conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica, comunicação efetiva e habilidades de desempenho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cizeron, M., Gal-Petitfaux, N. (2005). Connaître la gymnastique et savoir l'enseigner en EP : la nature de la connaissance pédagogique des contenus et son lien à l'instruction en class. Revue Science & Motricité n° 55. Paris.
    • Gabinete Coordenador Desporto Escolar. (2000). A Ginástica na Escola . Programa Nacional do Desporto Escolar. Lisboa: Ed. GCDE/ME.
    • Lund, J., Kirk, M., (2002), Performance-Based Assessment for Middle and High School PE. Champaign: Human Kinetics.
    • Pehkonen, M. (2010). Quality of the Teaching Process as an Explanatory Variable in Learning Gymnastics Skills in School Physical Education. Science of Gymnastics Journal, 2(2), 29-40.
    • Russel, K., (2007). Gym for All Patterns. Geneve: F.I.G. Academy.
    • Vangioni, J. (1997). Programmes et Apprentissages . Paris: Ed. Revue EPS.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios