filmeu

Disciplina Didática das Actividades de Exploração da Natureza

  • Apresentação

    Apresentação

     

    A UC de DAEN trata as dimensões técnica, organizativa e ecológica nas AEN, mobilizando os estudantes para a importância das novas tendências de atividades físicas em ambiente natural e para o gosto e respeito pela natureza sem deixar de a utilizar.

    É utilizada uma abordagem teórica-prática que integra o planeamento e operacionalização das AEN em ambiente de aula, no recinto de escola e em grandes espaços de territórios naturais.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. As componentes organizacionais referentes as diferentes áreas das Atividades de Aventura.
    2. A Estrutura e Dinâmica das atividades de carácter pontual e das atividades de carácter regular.

    3. A Observação das Atividades. A Gestão do Tempo. Os Comportamentos de Ensino e Aprendizagem. A Gestão do Risco em Atividades de Exploração da Natureza. O Processo de Avaliação.

    4. A Prática no âmbito das Atividades de aventura: Observações em escolas, empresas e/ ou em clubes de atividades de aventura com atividades regulares nesta área.

    5. Conceitos fundamentais na Gestão de Programas de Atividades de Aventura e Atividades Físicas de Exploração da Natureza em contexto Escolar.

    6. A Intervenção do Gestor de Atividades de Exploração da Natureza na Escola. Análise dos Processos e Práticas de Avaliação de Atividades.

    7. Realização de Atividades em contexto Escolar.

       

  • Objetivos

    Objetivos

    • Conceber e realizar planos de observação de análise das situações de aprendizagem: caracterizar, observar, registar e interpretar atividades no âmbito das Atividades Fisicas de Exploração da Natureza.
    • Conceber, planear, elaborar e enquadrar num ambiente seguro, propostas de atividades no âmbito das Atividades Físicas de Exploração da Natureza, em contexto de dinamização de espaço escolar e extraescolar, promovendo uma prática segura através da aplicação de estratégias conducentes à prevenção e gestão de incidentes e/ou acidentes.
    • Realizar tarefas de monitor de atividades: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações no terreno das Atividades de Aventura, realizando tarefas operacionais em pequenos grupos.
    • Utilizar as tecnologias como forma de suporte ao planeamento e concepção de materiais.
    • Realizar autoscopia e análise de desempenho em situações de ensino.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Sessões teóricas - introdução, informação e análise dos temas relativos ao programa da UC.
    Indicação de pistas de estudo e elementos bibliográficos.
    Sessões teórico-práticas documentadas com casos práticos e apoio de diversos materiais onde
    se analisam as diversas áreas das AEN e os diferentes tipos de atividades.
    Sessões práticas. Corrida de Orientação e Técnicas em Manobras de Cordas para Transposição de obstáculos.
    Trabalho de grupo para preparar o trabalho de campo.
    Trabalho de campo. Uma atividade, em que os alunos observam os aspetos gerais de
    organização e de dinâmica específica de cada atividade e realizam tarefas de monitor em
    pequenos grupos. 

     

    São realizadas três Provas de Avaliação (orais/práticas) 1-Orientação, 2-EPIs, 3-Técnicas de Manobras com Cordas.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    • Almeida, C. (1999), Contributos para a compreensão dos "desportos radicais¿. Revista Ludens, 16 (1), 53-63.
    • Beames, S., Atencio, M. & Ross, H. (2009) Taking Excellence Outdoors, Scottish Educational Review, 41 (2), 32-45.
    • Belo, P. (1995). Escalada na escola. Revista Horizonte, 12 (67).
    • Hasselstrand, C. (1987). Learning Orienteering Step by Step. International Orienteering Federation.
    • Rogado, B. (2004). A Segurança nas Actividades de Ar Livre e Exploração da Natureza. Revista Horizonte, 20 (115), 33-38.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios