-
Apresentação
Apresentação
O principal objetivo desta unidade é apoiar todos os alunos que optem por uma dissertação na forma de projeto de curta- metragem, no desenvolvimento e produção da mesma.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 14
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT501-16998
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação e discussão de ideias para o projecto.
1.1 Articulação com a tese escrita
2. Análise de guião ou tratamento e determinação de necessidades materiais e de escrita (Script Breakdown)
3. Declaração de intenções e ideia do filme (Statement of intent and film concept)
3.1 História e ideia dramatúrgica (ficção/documentário)
4. Limites das condições de produção: tempo, meios, financiamento
4.1 Autorizações e contratos
4.2 Montagem financeira e orçamento
5. Cronograma de produção (Prodution Schedule)
6. As ideias de elenco (Casting ideas)
7. Fotografias de localização (Location photos)
8. Ambiente: ideias visuais, luz, composição (Moodboard)
9. Determinação dos meios de produção e locais de rodagem
9.1 Elementos da equipa
9.2 Lista de materiais
10. Rodagem ou preparação da rodagem
11. Cronograma da pós-produção
-
Objetivos
Objetivos
Capacidade de determinação das exigências de produção (pré-preparação e rodagem) e pós-produção em função da ideia de filme desenvolvida.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modelo Samsara (FilmEU)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Ascher, Steven: Filmmaker's Handbook: a Comprehensive Guide for the Digital Age, 2019
-
Block, B. A. (2013). The visual story: Creating the structure of film, tv, and digital media (Second edition). Focal Press, Taylor & Francis Group.
-
Honthaner, E. L. (2013). The Complete Film Production Handbook (4th ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780080884998
-
Howard, David: How to build a great Screenplay - A master class in Storytelling for Film, New York, 2004
-
Rabiger, Michael et al: Directing Film Techniques and Aesthetics, 2013
-
Zettl, H. (2006). Television production workbook. Wadsworth/Thomson Learning
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não