-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento histórico: autores e práticas criativas de correntes ou géneros cinematográficos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-8736
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Métodos e contextos da(s) História(s) do Cinema
1.1 Da História ao Cinema e do Cinema à História
1.2 Persistência e ruptura
2. Arquivo, apropriação, investigação
3. Vias de investigação
3.1 A história e a sociedade
3.1.1 Políticas de género
3.2 Os movimentos
3.3 Os cineastas
3.4 As cinematografias
3.5 Cinemas marginais
4. Abordagens regionais (escolha de casos):
4.1 O cinema iraniano
4.3 O cinema japonês
4.4 Outras cinematografias
5. Cineclube: visionamento, apresentação e discussão de uma escolha de filmes
-
Objetivos
Objetivos
Introdução às relações entre o tempo histórico e o cinema: a) perspectiva do tempo histórico na apreensão das formas cinematográficas; b) as territorializações (regionais, outras) e os movimentos de desterritorialização em cinema; c) as ideias de origem e de invenção em cinema. Estudos comparados entre cinematografias: contextos, aproximações, diferenças.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórica e teoria aplicada: estudos aprofundados e estudos de caso.
Como avaliação, contará a presença e a participação nas sessões. À parte isso, cada participante redigirá um paper com um estudo comparativo (lista de casos a fornecer).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— Aumont, Jacques (2002). As Teorias dos Cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora (2004)
— Bénard da Costa, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM
— Bertetto, Paolo (2010). La Macchina del Cinema. Bari: Editori Laterza
— Dabashi, Hamid (2001). Close Up Iranian Cinema. Past Present Future. Verso Book
— Dias, Inês S.; Fazenda, Maria do Mar; Duarte, Susana Nascimento (orgs.) (2018). O Que é o Arquivo? Laboratório Arte/Arquivo. Lisboa: Documenta
— Phillips, A. (2007). Japanese Cinema. Texts and contexts. Routledge
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não