Disciplina História do Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento histórico: autores e práticas criativas de correntes ou géneros cinematográficos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Métodos e contextos da(s) História(s) do Cinema

    1.1 Da História ao Cinema e do Cinema à História

    1.2 Persistência e ruptura

    2. Arquivo, apropriação, investigação

    3. Vias de investigação

    3.1 A história e a sociedade

    3.1.1 Políticas de género

    3.2 Os movimentos

    3.3 Os cineastas

    3.4 As cinematografias

    3.5 Cinemas marginais

    4. Abordagens regionais (escolha de casos):

    4.1 O cinema iraniano

    4.3 O cinema japonês

    4.4 Outras cinematografias

    5. Cineclube: visionamento, apresentação e discussão de uma escolha de filmes

  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução às relações entre o tempo histórico e o cinema: a) perspectiva do tempo histórico na apreensão das formas cinematográficas; b) as territorializações (regionais, outras) e os movimentos de desterritorialização em cinema; c) as ideias de origem e de invenção em cinema. Estudos comparados entre cinematografias: contextos, aproximações, diferenças.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição teórica e teoria aplicada: estudos aprofundados e estudos de caso.

    Como avaliação, contará a presença e a participação nas sessões. À parte isso, cada participante redigirá um paper com um estudo comparativo (lista de casos a fornecer).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — Aumont, Jacques (2002). As Teorias dos Cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora (2004)

    — Bénard da Costa, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM

    — Bertetto, Paolo (2010). La Macchina del Cinema. Bari: Editori Laterza

    — Dabashi, Hamid (2001). Close Up Iranian Cinema. Past Present Future. Verso Book

    — Dias, Inês S.; Fazenda, Maria do Mar; Duarte, Susana Nascimento (orgs.) (2018). O Que é o Arquivo? Laboratório Arte/Arquivo. Lisboa: Documenta

    — Phillips, A. (2007). Japanese Cinema. Texts and contexts. Routledge

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu