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Disciplina Práticas Jornalísticas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Pra¿ticas Jornali¿sticas tem por objetivo dar a conhecer os enquadramentos da profissa¿o de jornalista e da pra¿tica desta profissa¿o. O jornalismo tem sido alvo de grandes mudanc¿as ao longo dos tempos. Com o desenvolvimento da internet as redac¿o¿es, os profissionais tiveram de aprender e adaptarem-se a¿s novas potencialidades deste espac¿o. Numa fase em que o jornalismo continua em constante mutac¿a¿o e¿ importante conhecer os desafios que os meios de comunicac¿a¿o social enfrentam no exerci¿cio da atividade jornali¿stica e a forma como estes condicionam e prejudicam a profissa¿o. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Jornalismo e Jornalistas

    1.1. Funções e constrangimentos

    1.2. Questões éticas e deontológicas 

    1.3. O combate à desinformação

    2. Construção da notícia 

    2.1. Das folhas volantes às plataformas digitais

    2.2. A pirâmide invertida e o papel das agências noticiosas

    2.3. Valores e critérios de noticiabilidade

    2.4. As fontes da notícia

    3. Jornalismo como narrativa 

    3.1. A entrevista e o perfil 

    3.2. A reportagem e a grande reportagem

    3.3. O documentário

    3.4. Novas linguagens: o caso do jornalismo imersivo

    4. Jornalismo e meios 

    4.1. Imprensa

    4.2. Rádio

    4.3. Televisão

    4.4. Multiplataforma

    5. Jornalismo Especializado 

    5.1. Jornalismo Político

    5.2. Jornalismo Económico 

    5.3. Jornalismo Cultural

    5.4. Jornalismo de Ciência e Ambiente

    5.5. Jornalismo Desportivo

    5.6. Jornalismo de Sociedade

    5.7. Jornalismo de Investigação

    5.8 Jornalismo de Revista

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, os estudantes:

    - Desenvolvem capacidades de análise crítica do jornalismo e de identificação das melhores práticas jornalísticas;

    - Dominam as funções e constrangimentos da profissão de jornalista;

    - Conhecem a estrutura da notícia, sabendo contextualizar o aparecimento e os limites desta estrutura;

    - Reconhecem a reportagem como trabalho essencial da prática jornalística;

    - Sabem identificar diferentes tipos de narrativas jornalísticas;

    - Distinguem a linguagem base do jornalismo consoante os meios;

    - Reconhecem as especificidades do jornalismo especializado.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Presença de convidados em sala de aula, como forma de alimentar o debate sobre as questões teóricas aplicadas às práticas jornalísticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Correia, F. (1997). Os Jornalistas e as Notícias. Caminho.

    Fidalgo, J. (2008). O Jornalista em Construção. Porto Editora.

    Godinho, J. (2009). As Origens da Reportagem - Imprensa. Livros Horizonte.

    Mascarenhas, O. (2016). O detective Historiador: Ética e Jornalismo de investigação. Âncora Editora.

    Lage, N. (2003). A reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Record.

    Mayoral, J. (2013). Redacción periodística. Medios, géneros y formatos. Sinteses.

    Mesquita, M. (2022). Introdução à Análise dos Títulos da Imprensa, Edições Lusófonas.

    Nobre-Correia, J.M. (2018). Teoria da Informação Jornalística. Almedina.

    Schudson, M. (2003), The Sociology of News. W.W. Norton & Company.

    Traquina, N. (2002). Jornalismo. Quimera.

    Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2019). The Handbook of Journalism Studies (2.a ed.). Routledge. 

    Zelizer, B. (2022). What journalism tells us about memory, mind and media. Memory, Mind & Media, 1, E6. doi:10.1017/mem.2021.9

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