-
Apresentação
Apresentação
De acordo com o Dec lei 74/2006 um Mestre deve apresentar conhecimentos e capacidades que ¿permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação¿. Adicionalmente, deve ter uma capacidade para integrar conhecimentos e para os comunicar a diferentes audiências.
Esta UC procura desenvolver os métodos e técnicas de investigação que sustentam os pontos acima apresentados.
Sumariamente, são trabalhados métodos de pesquisa e revisão de literatura, elaboração de um protocolo de investigação e análise de dados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT792-10894
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aspectos Epistemológicos
O passo-a-passo de um projecto científico
1. O desenvolvimento do interesse e tema
2. A revisão de literatura
2. a. As bases de dados online
2. b. As normas das referências bibliográfica (APA)
2. c. Como organizar a revisão de literatura3. O método
3. a. Desenhos de estudo
3. b. A escolha dos instrumentos/medidas
4. A análise de dados e a elaboração dos resultados
4. a. O que significa uma associação entre variáveis
4. b. Bioestatística
-
Objetivos
Objetivos
1. Desenvolver a capacidade de análise sistemática de publicações científicas e a reflexão crítica sobre as mesmas.
- Conhecer os métodos de pesquisa bibliográfica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus)
- Desenvolver técnicas de leitura de artigos (fichas de leitura) e de apresentação de artigos
2. Desenvolver competências e autonomia na elaboração de projectos científicos.
- Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes
- Desenvolve competências na elaboração de um pré-projecto
3. Conhecer e desenvolver as capacidades de análise de dados quantitativos.
- Domina, na óptica do utilizador, o software JASP
- Domina a definição dos procedimentos estatísticos em diferentes cenários de análise
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade Curricular está interligada com a de TMIC do 2º semestre, no sentido em que os alunos desenvolvem em MTI um pré-projecto em grupo que depois é individualizado e aprofundado na de TMIC.
Adicionalmente, os alunos têm a possibilidade de apresentar e submeter, por duas vezes, as suas propostas, para serem avaliadas formativamente pelos professores. Assim, cria-se uma dinâmica no processo ensino aprendizagem em que o erro é visto como uma oportunidade de melhoria.
Por último, todas as propostas de trabalho estão inseridas nas linhas de investigação do CIDEFES, levando a uma integração mais profunda entre os trabalhos que são desenvolvidos no mestrado e a investigação da FEFD.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA.
Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não