filmeu

Disciplina Métodos e Técnicas de Investigação em Exercício e Bem-estar

  • Apresentação

    Apresentação

    De acordo com o Dec lei 74/2006 um  Mestre deve apresentar conhecimentos e capacidades que ¿permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação¿. Adicionalmente, deve ter uma capacidade para integrar conhecimentos e para os comunicar a diferentes audiências.
    Esta UC procura desenvolver os métodos e técnicas de investigação que sustentam os pontos acima apresentados.
    Sumariamente, são trabalhados métodos de pesquisa e revisão de literatura, elaboração de um protocolo de investigação e análise de dados.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Aspectos Epistemológicos

    O passo-a-passo de um projecto científico

    1. O desenvolvimento do interesse e tema

    2. A revisão de literatura

    2. a. As bases de dados online

    2. b. As normas das referências bibliográfica (APA)
    2. c. Como organizar a revisão de literatura

    3. O método

    3. a. Desenhos de estudo

    3. b. A escolha dos instrumentos/medidas

    4. A análise de dados e a elaboração dos resultados
    4. a. O que significa uma associação entre variáveis
    4. b. Bioestatística

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Desenvolver a capacidade de análise sistemática de publicações científicas e a reflexão crítica sobre as mesmas.
    - Conhecer os métodos de pesquisa bibliográfica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus)
    - Desenvolver técnicas de leitura de artigos (fichas de leitura) e de apresentação de artigos
    2. Desenvolver competências e autonomia na elaboração de projectos científicos.
    - Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes
    - Desenvolve competências na elaboração de um pré-projecto
    3. Conhecer e desenvolver as capacidades de análise de dados quantitativos.
    - Domina, na óptica do utilizador, o software JASP
    - Domina a definição dos procedimentos estatísticos em diferentes cenários de análise

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade Curricular está interligada com a de TMIC do 2º semestre, no sentido em que os alunos desenvolvem em MTI um pré-projecto em grupo que depois é individualizado e aprofundado na de TMIC.
    Adicionalmente, os alunos têm a possibilidade de apresentar e submeter, por duas vezes, as suas propostas, para serem avaliadas formativamente pelos professores. Assim, cria-se uma dinâmica no processo ensino aprendizagem em que o erro é visto como uma oportunidade de melhoria.
    Por último, todas as propostas de trabalho estão inseridas nas linhas de investigação do CIDEFES, levando a uma integração mais profunda entre os trabalhos que são desenvolvidos no mestrado e a investigação da FEFD.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA.
    Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios