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Disciplina Psicologia do Exercício e Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Psicologia do Exercício e da Saúde pretende dotar os estudantes de conhecimentos específicos aplicados na área do exercício (em vários contextos) e saúde.

    A unidade aborda de forma ampla não só as consequências positivas da prática regular, ilustrando os mecanismos psicológicos que as suportam, como também como os promover. Fazendo uso de modelos teóricos cientificamente validados e estratégias deles derivadas, esta UC pretende dotar o aluno não só de uma melhor compreensão do fenómeno da adesão continuada à prática regular de exercício físico, como também de que tipo de estratégias motivacionais e autorregulatórias o podem fomentar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - A promoção dos comportamentos do movimento

    1. Adesão e Modelos de Modificação Comportamental
    2. Técnicas de modificação comportamental e sua taxonomia
    3. Auto-regulação e Teoria da Auto-Determinação
    4. Estratégias práticas de apoio ao desenvolvimento de um clima de acção sustentador de autonomia, estrutura e envolvimento positivo. Exemplos da Entrevista motivacional.

     

    II.O desafio da implementação dos conhecimentos da Psicologia do Exercício e da Saúde no contexto das novas tecnologias.

     

    III.O impacto psicológico dos comportamentos do movimento

     

            1. Benefícios Psicológicos do Exercício: mecanismos subjacentes e como os promover

     

            2. Aspectos Negativos Associados ao Exercício: Identificar e prevenir

  • Objetivos

    Objetivos

    • Identificar e explicar as variáveis psicológicas associadas aos principais modelos de modificação comportamental na área da promoção do exercício e da saúde, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos de referência, através do conhecimento e reflexão acerca dos mecanismos de ação neles preconizados e seu potencial de aplicação prática.
    • Treinar estratégias básicas de intervenção motivacional e autorregulatória, a aplicar em diferentes contextos de exercício, no sentido de potenciar a adesão e a manutenção da prática regular de exercício, bem como a satisfação com o mesmo.
    • Descrever os mecanismos responsáveis pelos benefícios psicológicos do exercício; proporcionar exemplos e tarefas de como se pode implementar um programa de exercício que promova estes benefícios.
    • Identificar sinais e características de situações de dependência de exercício, no sentido de permitir um despiste, encaminhamento e prevenção adequados destas situações.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão leccionadas aulas onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas, role-play e trabalhos de grupo. Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (vídeos, slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.

     

    Os alunos serão encorajados a pensar critica e reflexivamente, desenvolvendo e avaliando tarefas práticas para os colegas com base nos temas dos trabalhos de grupo e recursos disponibilizados. O uso de estudos de caso e desenvolvimento de planos de intervenção motivacional ajudarão os alunos a simularem situações de intervenção prática e aplicação de conteúdos.

     

    O uso de vídeos ilustrativos, com componente de ilustração e análise ajudará a cimentar conhecimentos

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Enshel, M. H., Petruzzello, S. J., & Labbé, E. E. (2019). APA handbook of sport and exercise psychology, volume 2: Exercise psychology, Vol. 2 (pp. xvi-739). American Psychological Association.

     

    Silva, MN, S. Silva, C., L. Palmeira, A. (2020). Exercise psychology meets public health: Avenues on health enhancing physical activity. International Journal of Sport Psychology, 51(6), 597-612. 

     

    Ntoumanis N, Ng JYY, Prestwich A, Quested E, Hancox JE, Thøgersen-Ntoumani C, et al. (2021). A meta-analysis of self-determination theory-informed intervention studies in the health domain: efects on motivation, health behavior, physical, and psychological health. Health Psychol Rev.15(2):214–44.

     

    Kwasnicka D, Dombrowski SU, White M, Sniehotta F.  (2016). Theoretical explanations for maintenance of behaviour change: a systematic review of behaviour theories. Health Psychol Rev;10(3):277-96.

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