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Disciplina Planeamento e Prescrição do Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-estar

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Planeamento e Prescrição de Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-Estar enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a futura prática profissional enquanto profissional do exercício.

     

    A UC apoia-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na melhor evidência científica.

     

    A organização das aulas procura uma articulação estreita entre conteúdos desenvolvidos em ciclos de formação anteriores, procurando analisar e estruturá-los face às possibilidades contextuais, introduzindo novos conteúdos e desenvolvendo competências face a diferentes possibilidades de intervenção.

     

    É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final na linha de exercício e bem-estar, profissionais com elevada capacidade de adequar a sua atividade à maioria das situações emergentes da prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Planeamento e prescrição de exercício para a promoção da saúde e bem-estar

    2. Avaliação da aptidão física

    3. Avaliação da atividade física

    4. Planeamento e prescrição de exercício

    5. Prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis e com condicionantes ou em fases distintas de vida

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de:

     

    1 - Compreender a importância do desenvolvimento de processos de avaliação, prescrição e planeamento do exercício sustentados na melhor evidência científica e experiências contextuais de relevo

     

    2 - Compreender o desenvolvimento, sustentação empírica, e aplicabilidade de recomendações internacionais para a prescrição e promoção da prática de atividade física, comportamento sedentário e sono, em crianças, adolescentes e adultos.

     

    3 - Desenvolver competências de prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis, assim como em populações com condicionantes ou em fases especiais de vida

     

    4 - Identificar a validade e fiabilidade de ferramentas e instrumentos de avaliação da atividade física e aptidão física, particularmente face a técnicas e tecnologias emergentes, e perante a necessidade de intervenções individualizadas e/ou especializadas

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho com recurso a IA e tutorias em videoconferências serão dois recursos a utilizar mais frequentemente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    -          ACSM (2018). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    -          ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    -          Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics.

    -          Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.

    -          World Health Organization (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. World Health Organization.

    -          World Health Organization (2020). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour: at a glance. World Health Organization.

     

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