-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão de princípios fundamentais de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, através especialmente da componente de exercício e nutrição. Ao ter contacto com conceitos chaves da fisiopatologia, semiologia e efeitos do exercício e da dieta nos vários factores de risco cardiovascular (prevenção primária) e doença cardiovascular (prevenção secundária), propostos em termos programáticos, pretende-se que o estudante adquira ferramentas que promovam a sua autonomia clínica no domínio do diagnóstico e terapêutica destas patologias em particular, nomeadamente através da prescrição de exercício e nutricional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT792-1-10897
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Prevenção primária: hipertensão arterial; Obesidade, diabetes e síndrome metabólica; Dislipidémia e Tabagismo.
-
- 2.Prevenção secundária/reabilitação: Provas de esforço e miocárdio; cardiopatia; Insuficiência Cardíaca 3.Nutrição e saúde cardiovascular.
-
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão de princípios fundamentais de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, através especialmente da componente de exercício e nutrição.
Para cumprir este objectivo, o ensino pretende alcançar a aquisição das seguintes competências:
1.Rever a função e regulação do sistema circulatório no contexto de respostas adaptativas ao exercício e disfunção causada por doença cardiovascular
2.Introduzir o estudante à fisiopatologia da doença cardiovascular, a metodologia diagnóstica e a abordagem desta com especial ênfase para a natureza multidisciplinar da reabilitação cardiovascular
3.Fornecer ao estudante a experiência clínica em prevenção e reabilitação cardiovascular, especialmente na prescrição nutricional e de exercício.
4.Introduzir o estudante a metodologia de pesquisa e análise crítica que lhe permitam desenvolver uma proposta de projecto de investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas (onde se aplica a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo). É utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizam materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio)
Avaliação contínua:
Para realizar a avaliac¿a¿o conti¿nua os alunos te¿m de concretizar 1 teste individual e um trabalho de grupo com produto final uma apresentac¿a¿o power point sobre um dos temas abordados nas aulas. A nota final: (teste)* 0.4 + (trabalho de grupo)* 0.6
Todos os momentos de avaliac¿a¿o te¿m de ser iguais ou superiores a 7.5 e a nota final tem de ser igual ou superior a 9.5. Avaliac¿a¿o por exame: de acordo com o regulamento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cardiac Rehabilitation Series: Contemporary Cardiology. Kraus, William; Keteyian, Steven (Eds.) 1st Edition. Softcover version of original hardcover edition 2007, 2007, XVI, 298 p. 37 illus., 1 in color. A Humana Press product
ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Disease and Disabilities. American College of Sports Medicine ISBN: 9780736074339 Format: Hardback Publisher: Human Kinetics Publishers Edition: 3rd Revised edition
Exercise Therapy in the Management of Musculoskeletal Disorders. Fiona Wilson-O'Toole, John Gormley, Juliette Hussey. ISBN10: 1405169389 ISBN13: 9781405169387. Publisher: John Wiley and Sons Ltd Wiley- Blackwell (an imprint of John Wiley & Sons Ltd) Format: Paperback Publication date: 25 Mar 2011 Cardiovascular Prevention and Rehabilitation. Perk, J.; Mathes, P.; Gohlke, H.; Monpère, C.; Hellemans, I.; McGee, H.; Sellier, P.; Saner, H. (Eds.) 2007, XVII, 517 p. 68 illus., 25 in color.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Pedro B Júdice
11:00 - 13:00 terça-feira
Sala virtual Zoom
-
Mobilidade
Mobilidade
Não