filmeu

Disciplina Exercício, Nutrição, Obesidade e Doenças Metabólicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende promover a compreensão dos princípios fundamentais associados às desregulações metabólicas, que por sua vez conduzem ao desenvolvimento de doenças metabólicas, focando-se na intervenção nutricional e de atividade física para a prevenção e tratamento destas patologias.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução às doenças metabólicas
    2. Obesidade: Etiologia e determinantes; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento
    3. Síndrome Metabólica
    4. Diabetes mellitus tipo 2: Etiopatogenia; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento
    5. Hipertensão arterial: Etiopatogenia; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento
    6. Dislipidémias: Etiopatogenia; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento:

    1. Dos princípios fundamentais associados às desregulações metabólicas e consequências para a saúde;
    2. Dos critérios de diagnóstico para a obesidade, síndrome metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão e dislipidemia;
    3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prevenção e tratamento de obesidade, síndrome metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão e dislipidemia;
    4. Das orientações e estratégias de exercício físico para a prevenção e tratamento de obesidade, síndrome metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão e dislipidemia.

     

    Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação e exercício físico no contexto das várias doenças metabólicas, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.  

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em sala de aula entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (realização de exercícios práticos, visualização e discussão de conteúdos digitais). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e bibliografia complementar). A avaliação continua requer uma assiduidade igual ou superior a 70% e compreende a realização de um trabalho com apresentação oral relacionado com as temáticas abordadas. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos 9,5 valores. Se o aluno optar por não fazer a avaliação contínua, poderá ter aprovação à unidade curricular através do exame de primeira época englobando todos os conteúdos da UC.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Hargreaves, M., e Spriet, L. (2006). Exercise Metabolism - 2a Edição. Human Kinetics ed. USA

    2. Schutz, D.D., et al. (2019). European Practical and Patient-Centered Guidelines for Adult Obesity Management in Primary Care. Obesity Facts, 12:40-60.

    3. American Diabetes Association. Lifestyle management: standard guidelines of medical care in diabetes ¿ 2018. (2018). Diabetes Care, 41(Suppl. 1):538-550.

    4. Colberg, S.R., et al. (2016). Physical Activity/Exercise and Diabetes: A Position Statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care, 39:2065-2079.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Inês Santos  

    Quinta-feira das 14h00 às 15h30

    Espaço Professor (marcação prévia por email p4871@ulusofona.pt)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios