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Apresentação
Apresentação
A alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício através de
estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Esta unidade curricular pretende endereçar estas estratégias, focando-se em conceitos básicos de nutrição e alimentação, no cálculo das necessidades energéticas dos indivíduos, e no tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluídos para manter e promover um ótimo estado de saúde e adaptação à prática de exercício físico. Serão ainda abordados mitos no contexto da alimentação e nutrição, os efeitos do exercício na regulação do comportamento alimentar (apetite/saciedade), assim como, a problemática da suplementação no contexto da prática de exercício físico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT792-8643
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Introdução à Nutrição: Macro e micronutrientes e fluídos: conceitos base e funções/ações fisiológicas no organismo.
Princípios nutricionais e alimentares para a promoção de um bom estado de doença e
prevenção de doença: A nova roda dos alimentos; padrão alimentar mediterrânico; a tabela da composição de alimentos; rotulagem alimentar e nutricional; objetivos SMART no contextoda alimentação e nutrição; mitos e factos no contexto da alimentação e nutrição.
Metabolismo energético: Fontes de energia muscular; necessidades energéticas.
Princípios nutricionais e alimentares de suporte à prática de exercício físico: Recomendações nutricionais e alimentares gerais; recomendações antes, durante e após a prática.
Exercício físico e a regulação do comportamento alimentar: Efeitos do exercício no apetite, saciedade e regulação alimentar. Suplementação no contexto do exercício físico
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento:
1. Da relação entre a nutrição e o exercício, numa perspetiva integrada e com base na
evidência científica;
2. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a promoção de um bom estado
de saúde e prevenção de doença;
3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prática de exercício físico;
4. Dos mitos no contexto da alimentação e nutrição;
5. Do efeito do exercício no apetite, saciedade e regulação alimentar;
6. Da suplementação nutricional/alimentar no contexto do exercício físico.
Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente
literatura científica sobre nutrição e alimentação, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em sala de aula entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (realização de exercícios práticos). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. A avaliação continua requer uma assiduidade igual ou superior a 70% e compreende a realização de um trabalho escrito com apresentação oral. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos
9,5 valores. Se o aluno optar por não fazer a avaliação contínua, poderá ter aprovação à unidade curricular através do exame de primeira época englobando todos os conteúdos da UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burke, L.M., Castell, L.M., Casa, D.J., Close, G.L., Costa, R.J.S., Desbrow, B., et al. International Association of Athletics Federations Consensus Statement 2019: Nutrition for Athletics. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2019;29(2):73-84.
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Nutrição no
Desporto. Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 2016.Thomas, D.T., Erdman, K.A., Burke, L.M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. Mar;116(3):501-28.
Teixeira, P.J., Sardinha, L.B., & Themudo Barata, J.L. (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel: Edições Técnicas.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não