filmeu

Disciplina Projeto e Dissertação: Imersão e Criação

  • Apresentação

    Apresentação

    UC com objetivos práticos de fornecer aos alunos instrumentos de pesquisa e trabalho que os ajude a fundamentar o seu projeto de dissertação. Nesta UC os alunos terão acesso a um espaço de trabalho individual (atelier) no campus, ao qual serão organizadas visitas de vários convidados para sessões de tutoria (visionamento e crítica de trabalho em curso).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Imersão e Criação:

    - Os estímulos sensoriais como processos de representação do real (imaginário e simbólico); 

    - A fotografia como sinal, ideia, processo e técnica;

    - O ato criativo (Duchamp) e as formas da criatividade;

    - O mapa de relações, o rizoma (Deleuze) e o hipertexto como formas de trabalhar as ideias e as imagens;

    - O ato performático do fazer artístico;

    - A importância do discurso artístico que antecede, acompanha e precede a obra;

    - Diferentes métodos e processos de trabalho na prática de projeto artístico.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo:

    1. Fornecer ferramentas teóricas, práticas, metodológicas e processuais, com a finalidade de desenvolver um projeto de dissertação;

    2. Proporcionar momentos imersivos de leitura e análise de obras de natureza diversa, bem como visionamento de filmes (com acesso ao cineclube), com a finalidade de criar leituras cruzadas;

    3. Desenvolver um mapa de ideias/conceitos com o objetivo de alargar o espectro de relações entre várias áreas da cultura visual, para uma melhor compreensão do valor simbólico da linguagem fotográfica;

    4. Trabalhar os conceitos de rizoma e metalinguagem; 

    5. Proporcionar exercícios de escrita que abranjam várias categorias e finalidades: relatório, sinopse, memória descritiva, escrita criativa e ensaio teórico. 

     

    No final desta UC os alunos estarão aptos a melhor articular a relação entre teoria e prática, compreendendo ambas as práticas como ação que informa a prática autoral em qualquer campo de produção artística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas temáticas e seminários, visitas de estudo em contextos de museu, galerias, festivais e ateliers de artistas. Visionamento de filmes no cineclube programado para os cursos de fotografia. 

    Contactos com autores dos campos da fotografia, arte e filosofia, em diversos contextos.

    Componente prática desenvolvida pelos alunos em regime de tutoria com artistas convidados.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • DIDI-Huberman, Georges; Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das ImagensOrfeu Negro, 2017. 

      DUBOIS, Philippe; O Ato Fotográfico e outros ensaios; Ed Papirus, 1998.

      FOSTER, Hal. An Archival Impulse. October, Vol. 110, pp. 3-22, 2004.

      FOSTER, Hal. Blinded Insights. In: FOSTER, H. Prosthetic Gods. Cambridge,

      Massachusetts: The MIT Press, pp.193 – 224, 2004.

    • SONTAG, Susan; Ensaios sobre Fotografia, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1986.

    • TRACHTENBERG, Alan; Ensaios sobre Fotografia - de Nie¿pce a Krauss, Ed. Orfeu Negro, 2013. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios