-
Apresentação
Apresentação
UC com objetivos práticos de fornecer aos alunos instrumentos de pesquisa e trabalho que os ajude a fundamentar o seu projeto de dissertação. Nesta UC os alunos terão acesso a um espaço de trabalho individual (atelier) no campus, ao qual serão organizadas visitas de vários convidados para sessões de tutoria (visionamento e crítica de trabalho em curso).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 15
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24434
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Imersão e Criação:
- Os estímulos sensoriais como processos de representação do real (imaginário e simbólico);
- A fotografia como sinal, ideia, processo e técnica;
- O ato criativo (Duchamp) e as formas da criatividade;
- O mapa de relações, o rizoma (Deleuze) e o hipertexto como formas de trabalhar as ideias e as imagens;
- O ato performático do fazer artístico;
- A importância do discurso artístico que antecede, acompanha e precede a obra;
- Diferentes métodos e processos de trabalho na prática de projeto artístico.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo:
1. Fornecer ferramentas teóricas, práticas, metodológicas e processuais, com a finalidade de desenvolver um projeto de dissertação;
2. Proporcionar momentos imersivos de leitura e análise de obras de natureza diversa, bem como visionamento de filmes (com acesso ao cineclube), com a finalidade de criar leituras cruzadas;
3. Desenvolver um mapa de ideias/conceitos com o objetivo de alargar o espectro de relações entre várias áreas da cultura visual, para uma melhor compreensão do valor simbólico da linguagem fotográfica;
4. Trabalhar os conceitos de rizoma e metalinguagem;
5. Proporcionar exercícios de escrita que abranjam várias categorias e finalidades: relatório, sinopse, memória descritiva, escrita criativa e ensaio teórico.
No final desta UC os alunos estarão aptos a melhor articular a relação entre teoria e prática, compreendendo ambas as práticas como ação que informa a prática autoral em qualquer campo de produção artística.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas temáticas e seminários, visitas de estudo em contextos de museu, galerias, festivais e ateliers de artistas. Visionamento de filmes no cineclube programado para os cursos de fotografia.
Contactos com autores dos campos da fotografia, arte e filosofia, em diversos contextos.
Componente prática desenvolvida pelos alunos em regime de tutoria com artistas convidados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
DIDI-Huberman, Georges; Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das Imagens. Orfeu Negro, 2017.
DUBOIS, Philippe; O Ato Fotográfico e outros ensaios; Ed Papirus, 1998.
FOSTER, Hal. An Archival Impulse. October, Vol. 110, pp. 3-22, 2004.
FOSTER, Hal. Blinded Insights. In: FOSTER, H. Prosthetic Gods. Cambridge,
Massachusetts: The MIT Press, pp.193 – 224, 2004.
-
SONTAG, Susan; Ensaios sobre Fotografia, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1986.
-
TRACHTENBERG, Alan; Ensaios sobre Fotografia - de Nie¿pce a Krauss, Ed. Orfeu Negro, 2013.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não