filmeu

Disciplina Projeto e Dissertação: Técnica e Prática

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende constituir-se como um espaço que privilegia o FAZER; fazer bem, fazer menos bem, falhar...  praticar, experimentar, dar espaço ao acidente. E depois mostrar, discutir e refletir acerca da adequação dos resultados relativamente às expectativas. E recomeçar.

    Neste semestre no qual se pretende que os alunos estruturem o seu projeto final de curso (projeto tese), a UC tem como objectivo afinar o sentido dos alunos para as opções técnicas e estéticas da sua prática fotográfica. Os alunos serão incentivados a tomar decisões, a FAZER, testando as implicações dessas opções.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC não tem enunciados imperativos, no máximo poderá recorrer a exercicios desbloqueadores, os alunos serão incentivados a filtrar as muitas vozes que lhes falam, seja através da extensa bibliografia que lhes é apresentada ao longo do curso seja através dos comentários de professores e convidados, permitindo-se um espaço de “silêncio teimoso” no qual possam produzir (e errar), caminhando para um lugar de autoria/autoridade.

    Assim não existem conteúdos programáticos, a UC terá necessariamente de se assumir como fluida, dando respostas que se adaptam aos alunos, ao momento e ao contexto. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Espera-se que os alunos ganhem confiança e autonomia em relação às suas decisões, encontrando um lugar de expressão no qual reconheçam a sua voz e sendo capazes de defender as suas opções. Esta UC articula-se com a UC Projeto e Dissertação: Imersão e Criação no objetivo de apoiar o desenvolvimento de um conjunto de ideias/conceitos que alarguem o espectro de relações entre várias áreas da linguagem fotográfica, trabalhando o conceito de rizoma e metalinguagem de forma a melhor articular a relação entre teoria e prática num projeto de investigação artística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrem em regime de tutorias, com diversos momentos de apresentação de trabalho perante os colegas nos quais devem discutir as opções técnicas e estéticas tomadas para a concretização dos seus trabalhos e confrontar-se com as dúvidas e questões colocadas (criticas de grupo).

    Em articulação com a UC Projecto e Dissertação: Imersão e Criação, serão organizadas visitas de vários convidados para sessões de visionamento e crítica de trabalho em curso.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios