Disciplina Métodos de Criatividade

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito das indústrias criativas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução ao empreendedorismo. As várias facetas do empreendedorismo. O papel da inovação no empreendedorismo;
    • O empreendedorismo nas indústrias criativas. O mercado nas indústrias criativas. As tipologias de negócios nas indústrias criativas. As tendências da evolução destes mercados;
    • As oportunidades de negócios nas indústrias criativas. Sua identificação.
    • O desenvolvimento de ideias para preencher as oportunidades. O papel da criatividade e das técnicas criativas para o desenvolvimento de ideias nas indústrias criativas;
    • O desenvolvimento das ideias através da materialização de um projeto de negócios;
    • As características de um projeto de negócios.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos

    • Identificar oportunidades de negócio no mercado das indústrias criativas;
    • Identificar ideias criativas e inovadoras para preencher as oportunidades no mercado das indústrias criativas;
    • Desenvolver projetos para levar a efeito as ideias no mercado das indústrias criativas.

    Competências

    • Serem capazes de desenvolver ideias e operacionaliza-las no mercado das indústrias criativas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão desenvolvidas metodologias de ensino aprendizagem teórico práticas utilizando exposições e análises de situações canalizadas para a elaboração de um projeto de negócios. A avaliação será levada a efeito através da elaboração, ao longo do desenvolvimento da unidade curricular, de um projeto para as indústrias criativas onde o estudante se sinta conhecedor do meio e que contenha uma ideia para preencher uma oportunidade no mercado das indústrias

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Drucker, P.F. (1985). Innovation and entrepreneurship. Practice and principles. Harper and Row Publishers. N.York.*
    • ECCE Innovation (2010) Report: Promoting Investment in the Cultural and Creative Sector: Finnancing Needs,
    • Trends and Opportunities, KEA European Affairs, Nantes Métropole
    • Finley, L. (1990). Entrepreneurial Strategies, text and cases. PWS-KENT Publishing Company. Boston.
    • Hisrich, R. D., Peters, M. P. (2002). Empreendedorismo, 5ª Edição, McGraw- Hill.
    • Penaluna, A., Penaluna, K. (2008). Business Paradigms in Einstellung: Harnessing Creative Mindsets, A Creative Industries Perspectives. Journal of Small Business and Entrepreneurship 21, nº 2, pp. 231-250.
    • Rae, D.(2004). Entrepreneurial learning: a practical model from the creative industries. Education & Training, 46, 8/9 pp.492-500
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios