-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito das indústrias criativas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-15916
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução ao empreendedorismo. As várias facetas do empreendedorismo. O papel da inovação no empreendedorismo;
- O empreendedorismo nas indústrias criativas. O mercado nas indústrias criativas. As tipologias de negócios nas indústrias criativas. As tendências da evolução destes mercados;
- As oportunidades de negócios nas indústrias criativas. Sua identificação.
- O desenvolvimento de ideias para preencher as oportunidades. O papel da criatividade e das técnicas criativas para o desenvolvimento de ideias nas indústrias criativas;
- O desenvolvimento das ideias através da materialização de um projeto de negócios;
- As características de um projeto de negócios.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos
- Identificar oportunidades de negócio no mercado das indústrias criativas;
- Identificar ideias criativas e inovadoras para preencher as oportunidades no mercado das indústrias criativas;
- Desenvolver projetos para levar a efeito as ideias no mercado das indústrias criativas.
Competências
- Serem capazes de desenvolver ideias e operacionaliza-las no mercado das indústrias criativas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão desenvolvidas metodologias de ensino aprendizagem teórico práticas utilizando exposições e análises de situações canalizadas para a elaboração de um projeto de negócios. A avaliação será levada a efeito através da elaboração, ao longo do desenvolvimento da unidade curricular, de um projeto para as indústrias criativas onde o estudante se sinta conhecedor do meio e que contenha uma ideia para preencher uma oportunidade no mercado das indústrias
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Drucker, P.F. (1985). Innovation and entrepreneurship. Practice and principles. Harper and Row Publishers. N.York.*
- ECCE Innovation (2010) Report: Promoting Investment in the Cultural and Creative Sector: Finnancing Needs,
- Trends and Opportunities, KEA European Affairs, Nantes Métropole
- Finley, L. (1990). Entrepreneurial Strategies, text and cases. PWS-KENT Publishing Company. Boston.
- Hisrich, R. D., Peters, M. P. (2002). Empreendedorismo, 5ª Edição, McGraw- Hill.
- Penaluna, A., Penaluna, K. (2008). Business Paradigms in Einstellung: Harnessing Creative Mindsets, A Creative Industries Perspectives. Journal of Small Business and Entrepreneurship 21, nº 2, pp. 231-250.
- Rae, D.(2004). Entrepreneurial learning: a practical model from the creative industries. Education & Training, 46, 8/9 pp.492-500
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não