Disciplina Desenvolvimento - Ideias e Storytelling

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito de desenvolvimento narrativo de um projeto cinematográfico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. De onde surgem as ideias cinematográficas
    1.1. A imaginação e os bancos de histórias
    1.2. A pesquisa e a transformação narrativa
    1.3. ¿Write what you know or Know what you write¿
    1.4. Os casos reais e as notícias
    1.5. A adaptação literária e em sentido lato
    1.6. Os exercícios despoletadores da criatividade das histórias cinematográficas
    2. A transformação cinematográfica de uma ideia
    2.1. A sinopse, o tratamento e o outline
    2.2. A estrutura em três atos
    2.3. As ferramentas narrativas
    2.4. A escrita de argumento
    3. O desenvolvimento
    3.1. O desenvolvimento criativo e o desenvolvimento de produção
    3.2. A visualização e os estudos de produção
    3.3. Os modelos de apresentação
    3.4. Os financiamentos, concursos e pitchings

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os alunos desde o surgimento de uma ideia até à sua transformação em narrativa cinematográfica. No final do semestre os alunos deverão estar preparados para reconhecer o potencial cinematográfico das suas ideias e estruturá-las do ponto de vista narrativo e visual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas consistirão em:
    1. Apresentações teóricas de instrumentos e conceitos
    2. Exercícios práticos de desenvolvimento de ideias
    3. Trabalho prático de desenvolvimento de um projeto e escrita de um guião
    4. Apresentação final oral e escrita do projeto para simulacro de produção

    A avaliação dividir-se-á em:
    1. Avaliação Contínua (contribuição nas aulas e trabalhos dos alunos): 25%
    2. Exercícios práticos: 25%
    3. Desenvolvimento de um projeto de guião cinematográfico: 25%
    4. Apresentação final oral e escrita do projeto para produção: 25%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    HOWARD, David/MABLEY, Edward (1995). The Tools of Screenwriting. Nova Iorque, St. Martin¿s Griffin
    VOGLER, Christopher (1998). The Writers Journey. Studio City CA, Michael Wiese Productions
    DANCYNGER, Ken/RUSH (2003). Alternative Scriptwriting. Focal Press
    LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books
    MAMET, David (1992). On Directing Film. Nova Iorque, Penguin Books
    CARRIÈRE, Jean-Claude (1996). Raconter une Histoire. Paris, Éditions Fémis
    BONNET, James (1998). Stealing Fire from the Gods. Studio City CA, Michael Wiese Productions
    TIERNO, Michael (2002). Aristotle¿s Poetics for Screenwriters. Nova Iorque, Hyperion

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios