-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito de desenvolvimento narrativo de um projeto cinematográfico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-15917
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. De onde surgem as ideias cinematográficas
1.1. A imaginação e os bancos de histórias
1.2. A pesquisa e a transformação narrativa
1.3. ¿Write what you know or Know what you write¿
1.4. Os casos reais e as notícias
1.5. A adaptação literária e em sentido lato
1.6. Os exercícios despoletadores da criatividade das histórias cinematográficas
2. A transformação cinematográfica de uma ideia
2.1. A sinopse, o tratamento e o outline
2.2. A estrutura em três atos
2.3. As ferramentas narrativas
2.4. A escrita de argumento
3. O desenvolvimento
3.1. O desenvolvimento criativo e o desenvolvimento de produção
3.2. A visualização e os estudos de produção
3.3. Os modelos de apresentação
3.4. Os financiamentos, concursos e pitchings
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os alunos desde o surgimento de uma ideia até à sua transformação em narrativa cinematográfica. No final do semestre os alunos deverão estar preparados para reconhecer o potencial cinematográfico das suas ideias e estruturá-las do ponto de vista narrativo e visual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas consistirão em:
1. Apresentações teóricas de instrumentos e conceitos
2. Exercícios práticos de desenvolvimento de ideias
3. Trabalho prático de desenvolvimento de um projeto e escrita de um guião
4. Apresentação final oral e escrita do projeto para simulacro de produçãoA avaliação dividir-se-á em:
1. Avaliação Contínua (contribuição nas aulas e trabalhos dos alunos): 25%
2. Exercícios práticos: 25%
3. Desenvolvimento de um projeto de guião cinematográfico: 25%
4. Apresentação final oral e escrita do projeto para produção: 25%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HOWARD, David/MABLEY, Edward (1995). The Tools of Screenwriting. Nova Iorque, St. Martin¿s Griffin
VOGLER, Christopher (1998). The Writers Journey. Studio City CA, Michael Wiese Productions
DANCYNGER, Ken/RUSH (2003). Alternative Scriptwriting. Focal Press
LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books
MAMET, David (1992). On Directing Film. Nova Iorque, Penguin Books
CARRIÈRE, Jean-Claude (1996). Raconter une Histoire. Paris, Éditions Fémis
BONNET, James (1998). Stealing Fire from the Gods. Studio City CA, Michael Wiese Productions
TIERNO, Michael (2002). Aristotle¿s Poetics for Screenwriters. Nova Iorque, Hyperion
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não