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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito da estética e tecnologia nas artes visuais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2174-15918
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Realismo Virtual: a redefinição do objecto artísticos
2. Teoria dos Interfaces: a noção de interactividade e acesso estético
3. Efeitos espaciais: a redefinição de imagem, representação, criatividade
4. Perspectiva e efeitos espaciais: do ecrã as mediações digitais
5. Estética e Tecno-ciência: a extensão da percepção
6. O novo sujeito: o aparelhamento da subjectividade
7. Do sentimento à sensação: a tecnificação a da experiência
8. Digital media e simulação: da ilusão à imersão
9. O cinema como arte e como tecnologia: estética e temporalidade
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Objetivos
Objetivos
a) Conhecer a aplicação da informática à comunicação e expressão, assim como as novas formas visuais, musicais e interactivas que originam as artes digitais;
b) Explorar as linguagens específicas introduzidas pela digitalização no domínio artístico; conhecer teoricamente os interfaces tecnológicos como instrumentos artísticos;
c) Julgar teoricamente sobre um objecto de cultura enquanto objecto artístico;
d) Reflectir teoricamente sobre a crise as categorias artísticas históricas
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística textual e hermenêutica serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados.
Avaliação: a avaliação terá dois momentos, um qualitativo e outro quantitativo. O qualitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um temaproblema presente no programa. A avaliação quantitativa faz-se pela elaboração de um ¿paper¿ científico sobre o problema apresentado anteriormente.
Ponderação da avaliação: assiduidade: 20%; apresentação oral: 30%; ¿paper¿ científico: 50%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bell, David, Cyberspace: Key Concepts. London: Routledge, 2004.
Grau, Oliver, Virtual Art: From illusion to immersion. Massachusetts, MIT Press, 2004.
Proceedings (http://www.kenfeingold.com/dinkla_history.html), acedido a 15 Outubro, 2005.
Green, Rachel, Internet Art. London, Thames & Hudson, 2004.
Manovich, Lev, The language of new media. Massachusetts, MIT Press, 2002.
Paul, Cristiane, Digital Art in late 20th-Century Art. London, Thames & Hudson, 2003.
Corwell, Regina, «Interactive Art: touching the Body in the Mind». Discourse: Theoretical Studies in Media and Culture, nº14.2, Spring 1992, 203-221.
Giannetti, Claudia, Arte en la era electrónica: perspectivas de una nueva estética. Barcelona: Associació de Cultura Contemporània l'Angelot, 1996.
Giannetti, Claudia, Estética digital: sintopía del arte, la ciencia y la tecnología. Barcelona: Associació de Cultura Contemporània l'Angelot, 2002
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não