Disciplina Estética e Tecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito da estética e tecnologia nas artes visuais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Realismo Virtual: a redefinição do objecto artísticos
    2. Teoria dos Interfaces: a noção de interactividade e acesso estético
    3. Efeitos espaciais: a redefinição de imagem, representação, criatividade
    4. Perspectiva e efeitos espaciais: do ecrã as mediações digitais
    5. Estética e Tecno-ciência: a extensão da percepção
    6. O novo sujeito: o aparelhamento da subjectividade
    7. Do sentimento à sensação: a tecnificação a da experiência
    8. Digital media e simulação: da ilusão à imersão
    9. O cinema como arte e como tecnologia: estética e temporalidade

  • Objetivos

    Objetivos

    a) Conhecer a aplicação da informática à comunicação e expressão, assim como as novas formas visuais, musicais e interactivas que originam as artes digitais;
    b) Explorar as linguagens específicas introduzidas pela digitalização no domínio artístico; conhecer teoricamente os interfaces tecnológicos como instrumentos artísticos;
    c) Julgar teoricamente sobre um objecto de cultura enquanto objecto artístico;
    d) Reflectir teoricamente sobre a crise as categorias artísticas históricas

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística textual e hermenêutica serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados.

    Avaliação: a avaliação terá dois momentos, um qualitativo e outro quantitativo. O qualitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um temaproblema presente no programa. A avaliação quantitativa faz-se pela elaboração de um ¿paper¿ científico sobre o problema apresentado anteriormente.

    Ponderação da avaliação: assiduidade: 20%; apresentação oral: 30%; ¿paper¿ científico: 50%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bell, David, Cyberspace: Key Concepts. London: Routledge, 2004.
    Grau, Oliver, Virtual Art: From illusion to immersion. Massachusetts, MIT Press, 2004.
    Proceedings (http://www.kenfeingold.com/dinkla_history.html), acedido a 15 Outubro, 2005.
    Green, Rachel, Internet Art. London, Thames & Hudson, 2004.
    Manovich, Lev, The language of new media. Massachusetts, MIT Press, 2002.
    Paul, Cristiane, Digital Art in late 20th-Century Art. London, Thames & Hudson, 2003.
    Corwell, Regina, «Interactive Art: touching the Body in the Mind». Discourse: Theoretical Studies in Media and Culture, nº14.2, Spring 1992, 203-221.
    Giannetti, Claudia, Arte en la era electrónica: perspectivas de una nueva estética. Barcelona: Associació de Cultura Contemporània l'Angelot, 1996.
    Giannetti, Claudia, Estética digital: sintopía del arte, la ciencia y la tecnología. Barcelona: Associació de Cultura Contemporània l'Angelot, 2002

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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