Disciplina Introdução à Indústria do Cinema - Transformações e Oportunidades

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito da indústria audiovisual e suas oportunidades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A estrutura da indústria
    A economia do entretenimento:comportamento da audiência
    Produção de filmes e televisão, distribuição e exibição
    - Clusters, impérios de marcas globais, os mercados locais
    - Europa: escala e alcance, as aptidões para o negócio, financiamento

    Transformações: A revolução digital das indústrias de cinema e vídeo
    Impactos do mercado e de tecnologia de convergência digital
    - Convergência do cinema e da televisão
    - As cadeias de valor da produção fílmica e TV

    O rompimento da Internet
    - Plataformas de distribuição, características dos produtos, dispositivos de consumo

    Oportunidades: Master digital
    - Da ideia ao produto
    - Pesquisa de mercado, posicionamento, padrões de produção, distribuição, comercialização
    - Aptidões para o marketing digital
    - A coprodução, a cooperação transnacional, tendências e oportunidades de financiamento
    - Processos e aptidões de gestão comercial e de financiamento
    - Copyrights e questões jurídicas

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC favorece a cooperação multidisciplinar dentro da indústria do audiovisual e irá proporcionar aos alunos aptidões e competências que deverão contribuir para os ajudar a aperfeiçoarem e a aumentarem o valor dos seus projetos existentes como produtores independentes ou dentro de um estúdio existente.
    Os alunos irão construir redes oferecidas pelo ambiente multinacional dos especialistas que lhes permitirão prever as realidades da cooperação internacional.
    Os alunos irão aprender conceitos de gestão básica e ferramentas, adquirir uma consciência sensibilidade do grupo/equipa e dos diferentes ambientes criativos, culturais e empresariais.
    Os alunos desenvolverão competências na recuperação de informação e na avaliação através da pesquisa, análise e interpretação de dados.
    Os alunos irão aprender a aplicar abordagens teóricas e dados não-estruturados a fim de desenvolverem produtos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O módulo adota duas metodologias teóricas e analíticas com recurso às interações expositivas e interrogativos apoiadas em corpos de análises teóricas, estudos de caso, multimédia e debate.
    O módulo integra uma componente prática onde os alunos irão desenvolver uma pesquisa temática e realizar exercícios adicionais relacionadas com os vários assuntos.
    A avaliação inclui a avaliação contínua, um trabalho de grupo e um teste final. O peso de cada componente da avaliação é: Trabalho em grupo 40%; Ensaio: 60%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Peter Bloore, ¿Re-defining the Independent Film Value Chain¿, 2009
    Finney, A., ¿The International Film Business, a Market Guide Beyond Hollywood¿, Routledge, 2010
    KEA European Affairs, ¿Promoting Investment in the Cultural and Creative Sector: Financing Needs, Trends and Opportunities¿, Report prepared for ECCE Innovation ¿ Nantes Métropole, June 2010
    WIPO Intellectual Property Handbook, 2004, reprinted 2008
    Peter Aspden in ¿Financial Times¿, ¿HBO It¿s TV, but not as we knew it¿, September 23, 2011
    Ofcom, ¿The regulation of video-on-demand: consumer views on what makes audiovisual services ¿TV-Like¿ ¿ a qualitative research report¿ prepared by Essential Research, 2009
    OECD, ¿Remaking the Movies, digital content and the evolution of the film and video industries¿, 2008
    Alan B. Albarran, ¿The Media Economy¿, Routledge, 2010
    Tyler, S., ¿The Manager´s Good Study Guide¿, The Open University Business School

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios