-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito do trabalho entre realizador e ator.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-1-15922
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Nesta disciplina o aluno desenvolverá competências na área de direção de atores através da introdução nos
recursos dos atores, nos estilos de direção, na análise do argumento, no casting, na decoupage e na mise-enscène.
- Recursos dos atores (exercícios)
- Estilos dos diretores (exemplos)
- Casting
- Análise de argumento e pesquisa (exercícios)
- Trabalho de visualização (decoupage, mise-en-scène) (exercícios)
- Ensaios (exercícios)
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão, no final da UC, estar capacitados para as diversas fases da directing performance, reconhendo os diversos métodos de trabalho com actores, estratégias de casting, capacidade para analizar a dramaturgia dos textos, visualização para o ecrã da filmagem e capacidade de comunicação com o performer.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios, ensaios e trabalhos de pesquisa.
- Avaliação contínua (contribuição nas aulas e trabalho autónomo): 30%
- Trabalho final I (apresentação): 30%
- Trabalho final II (dossier): 40%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barba, E. On directing and dramaturgy : burning the house. London ; New York, Routledge.
Brook, P. (1968). The Empty Space.
Grotowski, J. (1968). Towards a poor theatre. New York, Simon and Schuster.
Katz, S. D. (1991). Film directing shot by shot : visualizing from concept to screen. Studio City, CA, Michael Wiese Productions in conjunction with Focal Press.
Stanislavsky, K. (1980). An actor prepares. London, Eyre Methuen.
Strasberg, L. and E. Morphos (1988). A dream of passion : the development of the Method. London, Bloomsbury.
Thomas, J. M. (2009). Script analysis for actors, directors, and designers. Amsterdam ; Boston, Focal Press/Elsevier.
Weston, J. (1996). Directing actors : creating memorable performances for film and television. Studio City, CA, M. Wiese Productions.
Zarrilli, P. B. and P. Hulton (2009). Psychophysical acting : an intercultural approach after Stanislavski. London ; New York, Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não