Disciplina Dramaturgia Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito da teoria cinematográfica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As regras antes das regras: pré-requisitos da estrutura formal.
    O sujeito e o seu desdobramento. Aristoteles, Tchekov e Pinter: avanços e recuos sobre a lógica estrutural.
    Shakespeare e o empowerment da linguagem.
    Robert Mackee: importância da ¿história forte¿ no interior do guião. Outras perspectivas.
    Transfiguração e renovação dos sentidos.
    A renovação estética e a expansão da linguagem.
    A adaptação e o transporte interpretativo da obra prévia.
    O questionamento do processo ilustrativo.
    Personagens: da caraterização interna à tridimensionalidade do ecrã.
    William Faulkner, Ernest Hemingway e a passagem do literário ao cinematográfico.
    A colaboração da dramaturgia nos processos da equipa criativa.
    Leitura de guião: a revelação do texto no trabalho com o ator. A voz impressa e a voz atuante.
    Exercício final.

  • Objetivos

    Objetivos

    A existência de um conjunto de teorias na área dos Estudos Cinematográficos e da sua prática profissional que defendem a importância do respeito por um conjunto de estruturas narrativas mais ou menos inabaláveis conduz, por vezes, a uma teorização redutora do papel da interpretação textual na construção de um filme. Os alunos deverão tomar contacto com os processos de análise textual conducentes ao reconhecimento de sentido e formas estruturais. Criação de uma estrutura própria. Conhecerão as formas narrativas reconhecidas e a sua negação, na história do Teatro e do Cinema. Tomarão contacto com algumas adaptações cinematográficas feitas a partir de textos consagrados e de como autores igualmente importantes olharam e perspectivaram a relação entre a palavra escrita e a imagem. Sendo o cinema uma arte em colaboração, pretende esta unidade demonstrar o papel da dramaturgia na construção de uma obra cinematográfica

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas, utilizando uma diversidade de métodos e técnicas pedagógicas em sala. Utilização de diagramas projetados, visionamento de curtas e longas-metragens de diversos géneros, trabalhos em grupo de análise textual. A avaliação será contínua, pontuada por exercícios práticos no final de cada segmento de conteúdos (25%), apresentações individuais ou em grupo de textos dramatúrgicos (25%). Trabalho final. 50%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aristoteles, Poetics. 2013. Oxford World's Classics. Oxford. UK
    Irelan, Scott R.2010.The Process of Dramaturgy: A Handbook. Focus Publishing/R. Pullins, Company. New York.US
    Lavandier, Yves. 1994. La dramaturgie: Les mecanismes du recit : cinema, theatre, opera, radio, television, B.D. Paris. France
    Mamet,David.2005.Three Uses of the Knife: On the Nature and Purpose of Drama. Bloomsbury. London. UK

    FILMS:
    Andrea,Arnold. Wuthering Heights. 2011
    Hawks, Howard.To have and have not.1944. (screenplay, William Faulkner)
    The Big Sleep.1946.(idem)
    Malick, Terrence. The Thin Red Line. 1998 (Screeplay by Terrence Malick)

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios