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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito da teoria cinematográfica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2174-15924
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As regras antes das regras: pré-requisitos da estrutura formal.
O sujeito e o seu desdobramento. Aristoteles, Tchekov e Pinter: avanços e recuos sobre a lógica estrutural.
Shakespeare e o empowerment da linguagem.
Robert Mackee: importância da ¿história forte¿ no interior do guião. Outras perspectivas.
Transfiguração e renovação dos sentidos.
A renovação estética e a expansão da linguagem.
A adaptação e o transporte interpretativo da obra prévia.
O questionamento do processo ilustrativo.
Personagens: da caraterização interna à tridimensionalidade do ecrã.
William Faulkner, Ernest Hemingway e a passagem do literário ao cinematográfico.
A colaboração da dramaturgia nos processos da equipa criativa.
Leitura de guião: a revelação do texto no trabalho com o ator. A voz impressa e a voz atuante.
Exercício final.
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Objetivos
Objetivos
A existência de um conjunto de teorias na área dos Estudos Cinematográficos e da sua prática profissional que defendem a importância do respeito por um conjunto de estruturas narrativas mais ou menos inabaláveis conduz, por vezes, a uma teorização redutora do papel da interpretação textual na construção de um filme. Os alunos deverão tomar contacto com os processos de análise textual conducentes ao reconhecimento de sentido e formas estruturais. Criação de uma estrutura própria. Conhecerão as formas narrativas reconhecidas e a sua negação, na história do Teatro e do Cinema. Tomarão contacto com algumas adaptações cinematográficas feitas a partir de textos consagrados e de como autores igualmente importantes olharam e perspectivaram a relação entre a palavra escrita e a imagem. Sendo o cinema uma arte em colaboração, pretende esta unidade demonstrar o papel da dramaturgia na construção de uma obra cinematográfica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas, utilizando uma diversidade de métodos e técnicas pedagógicas em sala. Utilização de diagramas projetados, visionamento de curtas e longas-metragens de diversos géneros, trabalhos em grupo de análise textual. A avaliação será contínua, pontuada por exercícios práticos no final de cada segmento de conteúdos (25%), apresentações individuais ou em grupo de textos dramatúrgicos (25%). Trabalho final. 50%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aristoteles, Poetics. 2013. Oxford World's Classics. Oxford. UK
Irelan, Scott R.2010.The Process of Dramaturgy: A Handbook. Focus Publishing/R. Pullins, Company. New York.US
Lavandier, Yves. 1994. La dramaturgie: Les mecanismes du recit : cinema, theatre, opera, radio, television, B.D. Paris. France
Mamet,David.2005.Three Uses of the Knife: On the Nature and Purpose of Drama. Bloomsbury. London. UKFILMS:
Andrea,Arnold. Wuthering Heights. 2011
Hawks, Howard.To have and have not.1944. (screenplay, William Faulkner)
The Big Sleep.1946.(idem)
Malick, Terrence. The Thin Red Line. 1998 (Screeplay by Terrence Malick)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não