Disciplina Workshop de Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito na área do empreendedorismo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Empreendedorismo e os Empreendedores
    A mentalidade empreendedora
    Oportunidades empresariais
    Principais características comuns das empresas criativas
    Financiamento das necessidades, tendências e oportunidades
    Os modelos de negócio e os planos de negócios
    Tecnologia, consumidores, oportunidade
    Meios de comunicação Off-line e on-line e modelos de negócios de entretenimento
    Desenvolvimento de um plano de negócios: Da ideia ao mercado
    Sumário executivo
    As pessoas
    Bio
    A Oportunidade
    O produto serviço
    A procura do mercado
    Pesquisa e análise do mercado de consumidores
    A estratégia de negócios
    Pontos fortes e fracos (SWOT)
    A empresa
    Os processos de negócios
    Marketing, 9P, Mercado digital
    O Contexto
    Económico nível-macro
    Tecnologia
    Regulação
    Pestel
    Risco e recompensa
    Financiamento
    Demonstração de resultados
    Fluxo de caixa
    Balanço
    Análise dos equilíbrios financeiros

  • Objetivos

    Objetivos

    Este módulo teórico-prático fornece aos alunos uma compreensão dos elementos do empreendedorismo e das ferramentas básicas de gestão. O ateliê tem como objetivo a sensibilização dos alunos para o empreendedorismo, no cinema e na televisão, dentro dos contextos dos ecossistemas dos meios de comunicação, das forças de mercado e das tendências de consumo. Os alunos irão aprender a identificar diferentes resultados profissionais, a avaliar a gestão da carreira e a criação de empresas, com a ajuda de estudos de caso e através do desenvolvimento de uma ideia criativa num plano de negócios pronto a ser apresentado aos investidores e às instituições financeiras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O workshop baseia-se numa componente prática onde os alunos serão organizados em grupos, cada um emulando uma equipa de negócios que irá desenvolver uma ideia criativa (para cinema e/ou televisão) num plano de negócios com o objetivo de ser apresentado a investidores e instituições financeiras para um possível lançamento no mercado.
    A avaliação inclui a avaliação contínua e a avaliação do plano de negócios. O peso de cada componente da avaliação é: Plano de Negócios: 100%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    The Economist, ¿The Portrait of the Artist as an Entrepreneur. Albrecht Dürer. How the greatest figure of the northern Renaissance invented a new business model.¿

    Venkataraman, S., ¿Entrepreneurship¿, Darden Business School, University of Virginia, first published in R. F.
    Bruner, M. R. Eaker, R. E. Freeman, R. E. Spekman, E. O. Teisberg, and V. Venkataraman, ¿The Portable MBA¿,4th ed. (Hoboken, NJ: John Wiley and Sons, 2003).
    Sarasvathy, S. V., ¿What makes entrepreneurs entrepreneurial?¿, University of Washington School of Business,2001
    Stevenson H.H., Gumpert D. E., ¿The Heart of Entrepreneurship¿, Harvard Business Review, 1985
    Sahlman, W. A., ¿How to Write a Great Business Plan¿, Harvard Business Review, 1997

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios