-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito na área do empreendedorismo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-15929
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Empreendedorismo e os Empreendedores
A mentalidade empreendedora
Oportunidades empresariais
Principais características comuns das empresas criativas
Financiamento das necessidades, tendências e oportunidades
Os modelos de negócio e os planos de negócios
Tecnologia, consumidores, oportunidade
Meios de comunicação Off-line e on-line e modelos de negócios de entretenimento
Desenvolvimento de um plano de negócios: Da ideia ao mercado
Sumário executivo
As pessoas
Bio
A Oportunidade
O produto serviço
A procura do mercado
Pesquisa e análise do mercado de consumidores
A estratégia de negócios
Pontos fortes e fracos (SWOT)
A empresa
Os processos de negócios
Marketing, 9P, Mercado digital
O Contexto
Económico nível-macro
Tecnologia
Regulação
Pestel
Risco e recompensa
Financiamento
Demonstração de resultados
Fluxo de caixa
Balanço
Análise dos equilíbrios financeiros
-
Objetivos
Objetivos
Este módulo teórico-prático fornece aos alunos uma compreensão dos elementos do empreendedorismo e das ferramentas básicas de gestão. O ateliê tem como objetivo a sensibilização dos alunos para o empreendedorismo, no cinema e na televisão, dentro dos contextos dos ecossistemas dos meios de comunicação, das forças de mercado e das tendências de consumo. Os alunos irão aprender a identificar diferentes resultados profissionais, a avaliar a gestão da carreira e a criação de empresas, com a ajuda de estudos de caso e através do desenvolvimento de uma ideia criativa num plano de negócios pronto a ser apresentado aos investidores e às instituições financeiras.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O workshop baseia-se numa componente prática onde os alunos serão organizados em grupos, cada um emulando uma equipa de negócios que irá desenvolver uma ideia criativa (para cinema e/ou televisão) num plano de negócios com o objetivo de ser apresentado a investidores e instituições financeiras para um possível lançamento no mercado.
A avaliação inclui a avaliação contínua e a avaliação do plano de negócios. O peso de cada componente da avaliação é: Plano de Negócios: 100%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
The Economist, ¿The Portrait of the Artist as an Entrepreneur. Albrecht Dürer. How the greatest figure of the northern Renaissance invented a new business model.¿
Venkataraman, S., ¿Entrepreneurship¿, Darden Business School, University of Virginia, first published in R. F.
Bruner, M. R. Eaker, R. E. Freeman, R. E. Spekman, E. O. Teisberg, and V. Venkataraman, ¿The Portable MBA¿,4th ed. (Hoboken, NJ: John Wiley and Sons, 2003).
Sarasvathy, S. V., ¿What makes entrepreneurs entrepreneurial?¿, University of Washington School of Business,2001
Stevenson H.H., Gumpert D. E., ¿The Heart of Entrepreneurship¿, Harvard Business Review, 1985
Sahlman, W. A., ¿How to Write a Great Business Plan¿, Harvard Business Review, 1997
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não