-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito de projetos audiovisuais transmedia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-15930
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A primeira parte do Transmedia and Storytelling Workshop (TSW) tem por objetivo principal dotar os alunos de conhecimentos e competências na área da escrita de guiões para projetos. A principal componente a ser trabalhada consiste na elaboração de um dossier de projeto para um produto transmedia, em que os alunos devem estruturar uma história ou um repositório de conteúdos recorrendo a diferentes media para estabelecer diversos pontos de contacto com o utilizador final.
O TSW será estruturado em três módulos:
1) transmedia: definição, caracterização, classificação
2) desenvolvimento de projeto transmedia: géneros e casos de estudo
3) desenvolvimento de projeto transmedia: desenvolvimento de conceito criativo e dossier de projeto
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e
participativos.
Os objetivos pedagógicos são os seguintes:
a) plano de aquisição de conhecimentos:
- definir e caracterizar transmedia,
- compreender os conceitos-chave associados a transmedia,
- conhecer alguns dos exemplos de transmedia mais significativos, em diferentes géneros.
b) plano de aquisição de competências:
- desenvolver o conceito criativo de um projeto original de transmedia,
- planificar e implementar um projeto transmedia,
- comunicar de forma clara e coerente a auto-compreensão dos temas que constituem o programa da cadeira.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Projeto em grupo: elaboração de dossier de projeto de transmedia, com enfoque no desenvolvimento do conceito criativo, com base em briefing a ser fornecido pelos docentes.
- 50 % na avaliação
Exercício individual: artigo descritivo e crítico sobre projecto transmedia, à escolha do aluno, descrevendo o problema de comunicação, objetivos principais, público-alvo, estratégia do projeto, conteúdos e media utilizados.
- 40% na avaliação
Assiduidade e participação nas aulas
- 10% na avaliação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alexander, B. (2011) The New Media Storytelling: Creating Narratives With New Media. Santa Barbara, CA: Praeger.
Davison, D. (2010) Cross-Media Communications: an Introduction to the Art of Creating Integrated Media Experiences. Lulu.com.
Harrigan, Pat & Wardrip-Fruin, Noah (Eds.) (2009) Third Person: Authoring and Exploring Vast Narratives. MIT Press.
Jenkins, H. (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York & London: New York University Press.
Miller, C.H. (2004) Digital Storytelling: A Creator¿s Guide to Interactive Storytelling. Burlington, MA: Focal Press.
Phillips, A. (2012) A Creator's Guide to Transmedia Storytelling: How to Captivate and Engage Audiences across
Multiple Platforms. McGraw-Hill Professional.
Pratten, R. (2011) Getting Started
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não