Disciplina Workshop de Transmedia e Storytelling

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito de projetos audiovisuais transmedia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A primeira parte do Transmedia and Storytelling Workshop (TSW) tem por objetivo principal dotar os alunos de conhecimentos e competências na área da escrita de guiões para projetos. A principal componente a ser trabalhada consiste na elaboração de um dossier de projeto para um produto transmedia, em que os alunos devem estruturar uma história ou um repositório de conteúdos recorrendo a diferentes media para estabelecer diversos pontos de contacto com o utilizador final.

    O TSW será estruturado em três módulos:
    1) transmedia: definição, caracterização, classificação
    2) desenvolvimento de projeto transmedia: géneros e casos de estudo
    3) desenvolvimento de projeto transmedia: desenvolvimento de conceito criativo e dossier de projeto

  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e
    participativos.
    Os objetivos pedagógicos são os seguintes:
    a) plano de aquisição de conhecimentos:
    - definir e caracterizar transmedia,
    - compreender os conceitos-chave associados a transmedia,
    - conhecer alguns dos exemplos de transmedia mais significativos, em diferentes géneros.
    b) plano de aquisição de competências:
    - desenvolver o conceito criativo de um projeto original de transmedia,
    - planificar e implementar um projeto transmedia,
    - comunicar de forma clara e coerente a auto-compreensão dos temas que constituem o programa da cadeira.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Projeto em grupo: elaboração de dossier de projeto de transmedia, com enfoque no desenvolvimento do conceito criativo, com base em briefing a ser fornecido pelos docentes.
    - 50 % na avaliação
    Exercício individual: artigo descritivo e crítico sobre projecto transmedia, à escolha do aluno, descrevendo o problema de comunicação, objetivos principais, público-alvo, estratégia do projeto, conteúdos e media utilizados.
    - 40% na avaliação
    Assiduidade e participação nas aulas
    - 10% na avaliação

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alexander, B. (2011) The New Media Storytelling: Creating Narratives With New Media. Santa Barbara, CA: Praeger.
    Davison, D. (2010) Cross-Media Communications: an Introduction to the Art of Creating Integrated Media Experiences. Lulu.com.
    Harrigan, Pat & Wardrip-Fruin, Noah (Eds.) (2009) Third Person: Authoring and Exploring Vast Narratives. MIT Press.
    Jenkins, H. (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York & London: New York University Press.
    Miller, C.H. (2004) Digital Storytelling: A Creator¿s Guide to Interactive Storytelling. Burlington, MA: Focal Press.
    Phillips, A. (2012) A Creator's Guide to Transmedia Storytelling: How to Captivate and Engage Audiences across
    Multiple Platforms. McGraw-Hill Professional.
    Pratten, R. (2011) Getting Started

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios