-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito do desenvolvimento do projeto final.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-15932
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Desenvolver ideias criativas viáveis para os vários meios das curtas-metragens.
- Técnicas de contar histórias em filme: O uso criativo das imagens e do som.
- Diálogo fílmico vs teatral ou diálogo romanesco
- Estrutura e formatos do guião
- Caracterização e resolução de conflitos: Projetar personagens críveis em situações verosímeis.
- Géneros de contar histórias em curta-metragem
- Investigação para produções de curta-metragem
- Como vender as suas ideias, conceitos, tratamentos e os guiões curtos.
- A escrita das curtas-metragens de ficção
- Análise dos guiões curtos
- Análise das curtas-metragens
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular irá fornecer uma visão geral do processo de desenvolvimento e produção de conceitos originais, factos reais e textos para filmes de curta-metragem. O tema irá incluir uma análise das propriedades criativas e estudos de casos que exemplifiquem o mais eficaz meio para os produtores, escritores, diretores e programadores para desenvolverem conceitos para o mercado do teatro e da televisão. Um exame da estrutura e da função dos filmes de ficção de curta-metragem também será utilizado como um recurso.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão lecionadas em formato de seminários para discussão, palestras, ateliês e exercícios. A avaliação será baseada na análise de um filme de ficção de curta duração (3-5 páginas) 20%; Tratamento de curta-metragem 20%; Guião de curta-metragem (7-15 páginas) 20%; Prova Final (com base nos textos dos Módulos de Aprendizagem) 10%; Participação nas aulas 10%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cooper, Pat & Dancyger, Ken (2010), Writing the Short Film, London: Focal press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não