filmeu

Disciplina Escrita para Curta-Metragens de Ficção

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito de escrita para curtas-metragens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O programa da unidade curricular consistirá, em primeira instância, na execução e análise crítica de vários exercícios pré-determinados, que desenvolverão as competências narrativas apreendidas no primeiro semestre e os dotarão das ferramentas necessárias para a escrita de um guião de curta-metragem:
    - Exercícios de Visualização
    - Exercício de Preparação e Consequência
    - Exercícios de Construção Narrativa
    - Exercícios de Construção de Cenas
    - Exercícios de Estruturação de Sinopse
    Com base no trabalho realizado nesta primeira fase, os alunos apresentarão uma ideia para um projeto de curta-metragem de ficção, que será desenvolvida ao longo do semestre até à escrita de uma versão final de um guião para produção. No final do semestre os alunos farão uma apresentação oral e escrita do projeto de curta-metragem desenvolvido, numa perspetiva narrativa e de potencial produção.

  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo desta unidade curricular é acompanhar os alunos desde o surgimento da ideia até à sua transformação em narrativa cinematográfica. Através da execução de exercícios pré-determinados, e do desenvolvimento de conceitos narrativos gerais, no final do semestre os alunos deverão estar preparados para reconhecer o potencial cinematográfico das suas ideias e estruturá-las do ponto de vista narrativo e visual, concretizando a escrita de um guião de curta-metragem para ser produzido.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os trabalhos da disciplina decorrerão em regime de workshop, com as seguintes etapas:
    a) Exercícios de escrita ¿ Os alunos executarão (em aula e em regime de trabalho individual) os exercícios prédefinidos;
    b) Análise crítica dos exercícios;
    c) Apresentação e seleção de ideias para o projeto de curta-metragem;
    d) Desenvolvimento do projeto de curta-metragem e respetiva análise crítica;
    e) Escrita do guião final;
    f) Apresentação oral e escrita do projeto final de curta-metragem para produção.

    A avaliação dividir-se-á em:
    1. Avaliação Contínua (contribuição nas aulas e participação na análise crítica dos trabalhos dos colegas): 25%
    2. Realização, discussão e revisão dos exercícios pré-definidos: 25%
    3. Desenvolvimento e escrita de um guião cinematográfico de curta-metragem: 25%
    4. Apresentação final oral e escrita do projeto de curta-metragem para produção: 25%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    HOWARD, David/MABLEY, Edward (1995). The Tools of Screenwriting. Nova Iorque, St. Martin¿s Griffin
    VOGLER, Christopher (1998). The Writers Journey. Studio City CA, Michael Wiese Productions
    DANCYNGER, Ken/RUSH (2003). Alternative Scriptwriting. Focal Press
    LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books
    MAMET, David (1992). On Directing Film. Nova Iorque, Penguin Books
    CARRIÈRE, Jean-Claude (1996). Raconter une Histoire. Paris, Éditions Fémis
    TIERNO, Michael (2002). Aristotle¿s Poetics for Screenwriters. Nova Iorque, Hyperion

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios