-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito de escrita para curtas-metragens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-2-15923
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa da unidade curricular consistirá, em primeira instância, na execução e análise crítica de vários exercícios pré-determinados, que desenvolverão as competências narrativas apreendidas no primeiro semestre e os dotarão das ferramentas necessárias para a escrita de um guião de curta-metragem:
- Exercícios de Visualização
- Exercício de Preparação e Consequência
- Exercícios de Construção Narrativa
- Exercícios de Construção de Cenas
- Exercícios de Estruturação de Sinopse
Com base no trabalho realizado nesta primeira fase, os alunos apresentarão uma ideia para um projeto de curta-metragem de ficção, que será desenvolvida ao longo do semestre até à escrita de uma versão final de um guião para produção. No final do semestre os alunos farão uma apresentação oral e escrita do projeto de curta-metragem desenvolvido, numa perspetiva narrativa e de potencial produção.
-
Objetivos
Objetivos
O objectivo desta unidade curricular é acompanhar os alunos desde o surgimento da ideia até à sua transformação em narrativa cinematográfica. Através da execução de exercícios pré-determinados, e do desenvolvimento de conceitos narrativos gerais, no final do semestre os alunos deverão estar preparados para reconhecer o potencial cinematográfico das suas ideias e estruturá-las do ponto de vista narrativo e visual, concretizando a escrita de um guião de curta-metragem para ser produzido.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os trabalhos da disciplina decorrerão em regime de workshop, com as seguintes etapas:
a) Exercícios de escrita ¿ Os alunos executarão (em aula e em regime de trabalho individual) os exercícios prédefinidos;
b) Análise crítica dos exercícios;
c) Apresentação e seleção de ideias para o projeto de curta-metragem;
d) Desenvolvimento do projeto de curta-metragem e respetiva análise crítica;
e) Escrita do guião final;
f) Apresentação oral e escrita do projeto final de curta-metragem para produção.A avaliação dividir-se-á em:
1. Avaliação Contínua (contribuição nas aulas e participação na análise crítica dos trabalhos dos colegas): 25%
2. Realização, discussão e revisão dos exercícios pré-definidos: 25%
3. Desenvolvimento e escrita de um guião cinematográfico de curta-metragem: 25%
4. Apresentação final oral e escrita do projeto de curta-metragem para produção: 25%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HOWARD, David/MABLEY, Edward (1995). The Tools of Screenwriting. Nova Iorque, St. Martin¿s Griffin
VOGLER, Christopher (1998). The Writers Journey. Studio City CA, Michael Wiese Productions
DANCYNGER, Ken/RUSH (2003). Alternative Scriptwriting. Focal Press
LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books
MAMET, David (1992). On Directing Film. Nova Iorque, Penguin Books
CARRIÈRE, Jean-Claude (1996). Raconter une Histoire. Paris, Éditions Fémis
TIERNO, Michael (2002). Aristotle¿s Poetics for Screenwriters. Nova Iorque, Hyperion
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não