-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito de escrita para longas-metragens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-2-15925
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa da disciplina consistirá na elaboração, desenvolvimento, análise crítica e apresentação de um projeto de longa-metragem sob a forma de sinopse desenvolvida, complementada por apresentações teóricas sobre os seguintes elementos que servirão de base ao trabalho dos alunos:
A) A estrutura narrativa:
1. Os três catos
2. As oito sequências
3. Rotina
4. Ponto de ataque
5. Pontos de enredo
6. Clímax
7. Resolução
B) As ferramentas narrativas:
8. Desenvolvimento de personagens
9. Protagonista/Antagonista/Conflito
10. Simpatia/Empatia
11. Objetivo/Necessidade
12. Conflito Interno/Externo
13. Espinha dorsal/Moral/Tema
C) Elementos da estrutura narrativa:
14. Cenas
15. Diálogo
16. Tempo narrativo
17. Drama objetivo e subjetivo
18. Suspensão da irrealidade
19. Exposição
20. Ironia dramática
21. Revelação e reconhecimento
22. Preparação e consequência
-
Objetivos
Objetivos
A escrita audiovisual e a sua especificidade têm sido objeto de várias abordagens desde o início da sua história de pouco mais de um século. Com este curso, e através de uma abordagem eminentemente prática, pretendese dotar os alunos de algumas ferramentas essenciais da estrutura narrativa, para que estes possam reconhecer o potencial dramático das suas histórias e dar-lhes corpo sob a forma de argumento cinematográfico de longa-metragem.
Será dada especial atenção a aspetos específicos da transição da prática de projetos de curta-metragem para a conceção de longas-metragens, sendo objetivo principal que no final do curso cada aluno esteja em condições de elaborar um tratamento/sinopse desenvolvida para este formato.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os trabalhos decorrerão em regime de workshop, que incorpora 4 atividades distintas mas complementares:
a)Reuniões de grupo ¿encontro semanal e em ambiente de aula para análise crítica conjunta dos projetos em desenvolvimento;
b)Apresentações teóricas sobre teoria narrativa e os elementos acima descritos;
c)Análise de filmes ¿ Os alunos visionarão uma série de filmes pré-selecionados para serem discutidos em conjunto, do ponto de vista da estrutura dramática e narrativa;
d)Trabalho individual ¿ Todas as semanas os alunos levarão indicações do trabalho a realizar, para ser discutido na aula seguinte em reunião de grupo.
A avaliação dividir-se-á em:
1. Avaliação Contínua (contribuição nas aulas e participação na análise crítica dos trabalhos dos diferentes alunos): 25%
2. Desenvolvimento de uma sinopse desenvolvida para um projeto de longa-metragem cinematográfica: 50%
3. Apresentação final oral e escrita do projeto de longa-metragem: 25%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HOWARD, David/MABLEY, Edward (1995). The Tools of Screenwriting. Nova Iorque, St. Martin¿s Griffin
VOGLER, Christopher (1998). The Writers Journey. Studio City CA, Michael Wiese Productions
DANCYNGER, Ken/RUSH (2003). Alternative Scriptwriting. Focal Press
LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books
MAMET, David (1992). On Directing Film. Nova Iorque, Penguin Books
CARRIÈRE, Jean-Claude (1996). Raconter une Histoire. Paris, Éditions Fémis
BONNET, James (1998). Stealing Fire from the Gods. Studio City CA, Michael Wiese Productions
TIERNO, Michael (2002). Aristotle¿s Poetics for Screenwriters. Nova Iorque, Hyperion
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não