filmeu

Disciplina Economia e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A Economia e Gestão é uma disciplina base na Medicina Veterinária e inclui as áreas de:

    a) gestão de empresas no contexto da produção animal e alimentos para animais, envolvendo as estruturas das organizações, formas de gestão dos recursos disponíveis (fatores de produção), como recursos humanos, económicos e ativos; e,

    b) ciências económicas associada aos bens intermediários e bens finais relativamente a função produção, função custos, receitas e mercados.

    Nessa disciplina serão estudadas as ferramentas de diagnóstico económico (orçamentos e balanços) e estratégias de melhorias.

    Ambas as áreas são abordadas na vertente da sociedade e seu bem-estar, manutenção do meio ambiente e biodiversidade, alterações climáticas e formas para a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa associada a produção animal. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A empresa agrícola no contexto da gestão. Conceitos, tipologias, atividades, objetivos e panoramas.

    2. Caracterização da empresa agrícola. Fatores de produção na perspetiva da economia e modos de produção, fornecedores e consumidores.

    3. Organização da informação financeira da empresa agrícola. Contabilidade, mapas contabilísticos, depreciações e amortização.

    4. A gestão da produção agrícola no contexto da produção. Combinações de insumos. Lei dos rendimentos marginais. Sustentabilidade económica.

    5. Caracterização da empresa agrícola relativamente aos custos. Tipos de custos, produto médio e produto marginal.

    6. Gestão de ativos físicos usados na produção animal. Ciclo de vida e gestão de manutenção.

    7. Gestão dos recursos naturais. Equilíbrio animal-solo e planta.

    8. Pontos críticos de controle na produção animal.

    9. Gestão para sustentabilidade ambiental. Alterações climáticas e mitigação de CO2.

    10. Gestão de produtos intermediários e produtos finais.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Adquirir conhecimentos sobre os conceitos e tipologia das empresas agrícolas e os seus objetivos, missões e valores. Identificar fases de criação de uma empresa e as suas atividades.

    2. Saber utilizar os instrumentos de gestão e economia para a sustentabilidade das empresas agrícolas;

    3. Adquirir conceitos relacionados com a eficiência da produção, utilização eficiente de equipamento e insumos, custos de produção, e inserção de melhorias.

    4. Apreender os conceitos e componentes envolvidos no equilíbrio e interação entre animal, solo e planta.

    5. Adquirir conhecimentos sobre os impactos ambientais resultantes das atividades agrícolas, para promover sistemas sustentáveis (redução das emissões de gases de efeito de estufa e proteção de recursos hídricos e solo).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem aulas teórica, teórico-prática (TP), trabalho de campo (TC) e seminários (S). O material de aula preparado pelos docentes, bem como artigos científicos serão disponibilizados (on-line) aos discentes no espaço da disciplina (Moodle), disponibilizada na plataforma institucional. Na componente TP e em grupos de 4-5 alunos, os discentes realizarão trabalhos de aulas (mini-testes), seguida de submissão (moodle), bem como o trabalho da componente prática (Balança Alimentar Portuguesa) e o trabalho de Campo (TC).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Porter, Michael E. Competitive strategy, The Free Press, New York, 1980. 396p. ISBN 0-684-84148-7.

    Samuelson, P., Nordhaus, W. (2017). Economics. (19 th Edition). Mcgraw-hill/ Interamericana. 702p. ISBN-13: 978-0-07-351129-0

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios